Mostrar mensagens com a etiqueta 1º ano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 1º ano. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Memo e Kelembra - Associação Alzheimer Portugal- Projeto de sensibilização

Na biblioteca da escola sede esteve patente uma exposição de trabalhos dos alunos das turmas 8ºA. 9ºC e 9ºE relativa à doença de Alzheimer. Estes trabalhos foram elaborados no âmbito da disciplina de Formação Cívica e decorreram das sessões de informação e sensibilização integradas no projeto "Memo e Kelembra", dinamizado pela Associação Alzheimer Portugal.

Artigos de opinião, frases fortes, marcadores, folhetos, cartazes e um trabalho em 3D permitem divulgar o que é a doença de Alzheimer e  como se deve agir com estes doentes: 


Alzheimer é uma doença em que paciência é essencial e amor é obrigatório- Patrícia Pessoa

Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro, não os sentimentos. - Tiago Calapez


A doença de Alzheimer afeta cerca de 5% da população com mais de 65 anos. Estima-se que em Portugal existam cerca de 50 mil pessoas vítimas desta doença.

  

O projecto “ A Kelembra Esqueceu” consiste na dramatização da história “O pequeno elefante Memo”. 

Os alunos do 1º ciclo também participaram desta ação que tem como principais objectivos: sensibilizar as crianças para a compreensão da doença de Alzheimer(DA); sensibilizar a família, avós, pais, filhos na compreensão desta doença, com especial destaque para as crianças que frequentam o 1º ciclo; promover actividades paralelas para uma melhor compreensão da doença, como por ex. desenhos, pinturas, exposições, concurso, etc; promover hábitos de leitura; promover actividades intergeracionais, e reforçar laços geracionais; demonstrar a importância e o papel dos mais velhos; Reforçar a importância dos avós na família, instruindo as crianças sobre a DA e envolvendo-as no acto de cuidar, para que sejam promotoras da valorização dos avós.

O livro "O pequeno Elefante Memo" é uma publicação da Associação Alzheimer Portugal e está disponível para venda na sua delegação.

Uma tarefa difícil- Um lobo pela trela de Guido Visconti

[Maio 2016]

Os alunos do 1º 2 2º anos de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro ouviram e leram em conjunto um conto tradicional, Um lobo pela trela, reescrito por Guido Visconti. 

Nesta história, Osvaldo, a personagem, tinha uma tarefa complicada  resolver: levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. 

Após uma travessia conturbada de um rio numa pequena barca em que evitou que a ovelha comesse as couves e que o lobo comesse a ovelha, ainda lhe restavam mais dois enigmas por resolver...


Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha


Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha
Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha

Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à fei
ra. Para tornar mais
difícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha

Celebrar a primavera - O Nabo Gigante

[Abril/Maio 2016]

O Nabo Gigante de Alexis Tolstoi instalou-se na biblioteca e as turmas do 1º e 2º anos de escolaridade das EB/JI do Pragal e da EB/JI Feliciano Oleiro ouviram a história contada por Carla Isabel Araújo e pela sua afilhada Mariana, aluna de um  jardim de infância em Gondifelos, no âmbito do Projeto «Famílias Leitoras».

Ah! Estranharam o sotaque e alguns sorriram, dizendo:"a minha mãe também fala assim!" ou " os meus avós também são do norte"!

Recontaram a história em grupo e prometeram também... contá-la em casa! 




Créditos do vídeo: Maria Antónia Mamede

Quem semeia colhe - Ovos divertidos

[Fevereiro/Março-2016]

E que tal desenhar carinhas divertidas em cascas de ovos muito bem lavadas e plantar sementes de agrião, recorrendo a um cultivo hidropónico?!


Foi o que fizeram os alunos da pré-escolar e do 1º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal, bem como os alunos do pré-escolar e dos  1º e 2º anos de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro! Grande azáfama!  

Os alunos do pré-escolar elaboraram registos de observação dos diferentes estádios de crescimento. 

Foram todos muito cuidadosos e desenharam de forma ímpar! 

Através desta atividade os alunos puderam refletir sobre a importância de amar, respeitar, valorizar, cuidar  e preservar a natureza, conversar sobre as suas vivências diárias, pois um número considerável de alunos ainda faz referência ao facto de partilhar momentos na horta com os avós, bem como falar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e os benefícios que podem daí advir.

Também lhes foi grato o facto de contactarem com o cultivo de plantas, no contexto da biblioteca, e a possibilidade de observarem, perguntarem e expressarem as suas ideias sobre esta temática.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Os ovos misteriosos-Leitura partilhada e atividade multisensorial


[Março/Abril] - Os alunos do pré-escolar da EB/JIFeliciano Oleiro e EB/JI do Pragal, bem como os alunos do  1º e 2º anos de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro realizaram uma leitura partilhada da obra Os ovos misteriosos de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, enquadrada numa atividade multisenrorial.

Conversaram sobre o valor da partilha e da solidariedade. 

Reinou a boa disposição e muita diversão!