Mostrar mensagens com a etiqueta EB/JI Feliciano Oleiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta EB/JI Feliciano Oleiro. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

2018 - Outubro | Miúdos a votos - 3ª Edição

Durante o mês de outubro, as turmas do Agrupamento de Escolas Andrade, do 1º ano de escolaridade ao 12º ano, participaram na iniciativa Miúdos a votos- 3ª edição, organizada pela a RBE - Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior, que «organizam a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens, será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje».

No primeiro ciclo, os alunos aprenderam o sentido e o valor do voto, o que significa viver em democracia e em liberdade e debateram sobre estas questões. O que é uma urna, uma mesa de voto, que tipo de eleições existem no nosso país foram algumas das dúvidas esclarecidas. Comprometeram-se, por último, a convidarem os familiares maiores de 18 anos a votarem nas próximas eleições.  

Escolheram o seu livro preferido e pesquisaram, alguns, pela primeira vez na internet. Votaram. constituiu-se a mesa de voto e os boletins de voto entrados na urna foram contados. 


Os resultados eleitorais a nível nacional dos Miúdos a votos- 3ª edição serão apurados pela Pordata e tornados públicos numa cerimónia a realizar a 31 de maio, em local a designar, que contará com a participação de escolas envolvidas. 

Divulgamos, abaixo, o calendário das eleições nacionais, de 2018 a 2021, publicado pela CNE - Comissão Nacional de Eleições. 



Filme da Comissão Nacional de eleições: «Votar como? Porquê? Para quê? Ouve mas é o Diogo Sena a explicar e vá, pára lá de te queixar». #paradetequeixar



Ler mais aqui!

Para saber mais consulte o sítio da CNE-Comissão Nacional de Eleições

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

6-dez - A Prof. Manuela Caeiro a ...« ler a meias»... na EB1 Feliciano Oleiro

A ler a meias... na EB1 Feliciano Oleiro

A Professora Manuela Caeiro, uma querida amiga e voluntária de leitura,  fez-nos a sua primeira visita deste ano letivo, no dia 6 de dezembro, no âmbito do projeto «Ler a meias» e deixou-nos este interessante apontamento:  
«Foi dia de regresso... e apresentações.
Foi dia de saber de onde são originários os pais e avós destes alunos do quarto ano e assim determinarmos o fio das leituras que faríamos através do mundo, ligando comunidades e culturas...
Os meninos têm família espalhada pelo mundo inteiro, mas os ascendentes estrangeiros são sobretudo de Angola, Brasil, Moçambique, Espanha, China... e mais, muito mais.



Então (em ambas as turmas) começámos por uma lengalenga e fomos pelo mar fora: Era uma vez/ um barquinho pequenino/ que andava/ sempre sempre/ a navegar. Passaram-se uma, duas, três........
Acostámos a Angola, e fomos à aldeia de Nga Maria e Sô Policarpo e seus filhos.
Demos à costa do Brasil e conhecemos a professora Dona Sofia e o carteiro, Seu Ananias...
Ouvimos falar do amigo espanhol (no 4ºA) e do amigo chinês (no 4ºB)...
Vimos bonecas africanas que serviram para ver capulanas, falar de costumes diferentes, comparar a vida da aldeia e da cidade, observar um pilão, abrir o apetite para outras comidas...
Um aluno do 4º B relacionou os colares da boneca sul-africana com os das mulheres tailandesas e leu-nos a justificação desse uso! (Um excelente momento do Ler a meias...)

E agora um segredo (shiu!): a professora Manuela, do 4ºA, foi minha aluna de Língua Portuguesa!...
Foi um dia em cheio, cheiinho de viagens e poesia...»


Bibliografia:
André Neves, A caligrafia de Dona Sofia, Paulinas (São Paulo)
Leonel Neves, Amigos em todo o mundo, Livros Horizonte
Maria Celestina Fernandes/Filipe Goulão, A árvore dos Gingongos, Editora Grecima

domingo, 8 de outubro de 2017

2017-2018 – A biblioteca deseja-lhe um bom ano letivo!


As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade desejam a toda a comunidade escolar um bom ano letivo!

Pode seguir a biblioteca: 
1-no Blogue:
http://bibliotecadoagrupamentoanselmode.blogspot.pt/

2- no Twitter:
https://twitter.com/aeaa_biblio



No blogue, leia, aprenda línguas e matemática e outros conteúdos. 

Pesquise sobre vários assuntos e temáticas nos sites de referência, cujas ligações surgem indicadas no lado direito do nosso blogue, nomeadamente: o Instituto Camões,  a biblioteca digital, a Casa Fernando Pessoa, Arquivo Pessoa, a Proteção Civil, a PorData, entre outros. 


Divulgamos - Janeiro a junho | 2017 - Projeto MAR DE LEITURAS - Ler + Mar

PROJETO LER+MAR

«O Projeto Ler+ Mar resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e a Aporvela, e convida as escolas a desenvolverem projetos em que se articule a leitura com diversas áreas do saber relacionadas com o MAR, envolvendo desde as crianças da educação pré-escolar aos jovens do ensino secundário.» PNL, EMEPC e Aporvela.

O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade desafiou os alunos de todos os níveis de ensino a lerem obras literárias associadas às temáticas do mar e da viagem, que lhes são sempre muito gratas, e a refletirem sobre as mesmas através de vários suportes, trabalho que redundou na exposição de que abaixo se dá notícia: 

Divulgamos - «Oceano de Palavras» - Maio | 2017 - CMA-BMA-RBE- LER + MAR - MAR DE LEITURAS

Oceano de Palavras é o título de um projeto artístico coletivo dirigido a todas as escolas públicas do Concelho de Almada que contou com o apoio e acompanhamento do Município. 

Nele participaram as turmas B do 4º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal, e as turmas B e A dos 3º e 4º anos de escolaridade da escola EB/JI Feliciano Oleiro, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, tendo sido também integrado nos Projetos Ler+Mar e Mar de Leituras.

«Com o projeto Oceano de Palavras pretendeu o Município promover uma intervenção coletiva que permitisse a requalificação do revestimento de dois dos sete muros de acesso à praia da Costa de Caparica, localizados na zona posterior ao CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, junto à arriba contígua ao Jardim Urbano na frente Atlântica.

A sua localização e proximidade do mar e da praia, a possibilidade de envolver diversos serviços municipais para além do Departamento de Educação e Juventude, tais como a Divisão de Bibliotecas e a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, bem como a oportunidade de desenvolver um projeto coletivo com a participação da comunidade educativa do Concelho, foram as premissas fundamentais para a construção desta proposta.

A sua concretização permitiu, assim, cruzar diferentes áreas curriculares, do ponto de vista das escolas, com a reflexão, a escrita criativa, a motricidade fina e a investigação sobre práticas artísticas contemporâneas.

O tema deste projeto foi o Mar e o elemento formal a desenvolver foi a onda. Como inspiração, e como homenagem, o Muncípio adotou como matriz o desenho “O Mar que se Quebra” de Ana Hatherly (1929-2015). Além do aspeto formal foi igualmente explorado um processo de criação poética da artista – a construção de “ecos” – que são novos poemas gerados a partir de poemas, que vão gerando outros, e outros, sucessivamente.


O desenho de Hatherly foi recriado numa sequência de sete ondas, que crescem e diminuem progressivamente respeitando o formato triangular dos muros. A quebra das ondas verificou-se na direção do Jardim Urbano da Costa da Caparica.» Texto CMA

Registamos os seguintes poemas: 




Onda, onda, onda do mar
eu quero nadar, mas primeiro tenho de mergulhar.

Na Costa da Caparica vou brincar,
um gelado vou comprar e depois vou nadar.

Imaginarei, sonharei, e no mar arrasarei.

M. Gonçalves e J. Valério




A Costa é bonita
e faz-me sorrir.
Vou chamar uma amiga
para comigo lá ir.

Mar, marzinho
em ti vou nadar,
brincar, correr
e também saltar.

Mar, marzinho
que lindo que estás,
dou-te um ninho
e tu dás-me paz.

Onda, ondinha
que grande que és,
eu quero uma pinha
e tu queres ter pés.

Onda, ondinha
fazemos-te no estádio,
enquanto a música
toca no rádio.

A. Braga e I. Morgado

Divulgamos - «A que sabe a lua?» - Maio| 2017 - Ateliê de escrita



As turmas do 2º ano de escolaridade foram desafiadas a imaginar a que é que sabia a lua. 

Se pudesses dar uma dentada na lua, que sabor teria?

Disseram que sabia a cachorro quente, a pizza, a farinheira, a chocolate, a ice tea, a morango, a doce, gelado, polvo, bolacha...Nhamm! Nnhammm! Que delícia!

Leram, depois, o livro «A que sabe a lua?» de  Michael Grejniec e ilustraram o conto com os sabores que escolheram. 

Divulgamos - 25 de Abril | A Liberdade - «O comboio descendente»

Nos 100 anos de ORPHEU, as turmas 4º A e B da EB/JI Feliciano Oleiro leram  o texto «No comboio descendente»  de Fernando Pessoa e  ouviram o poema musicado por Zeca Afonso.

Seguidamente, debateram sobre a liberdade, escreveram pequenos textos sobre a temática e elaboraram, em parceria, uma tela alusiva, em papel de cenário, aliando a música, à literatura e às artes plásticas. «Mas que grande reinação! » :)



No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...

No comboio descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
No comboio descendente
De Cruz Quebrada a Palmela...

No comboio descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No comboio descendente


De Palmela a Portimão

Fernando Pessoa 


Divulgamos -Janeiro a Junho|2017 - Projecto «Quem somos-Ler o nosso mundo» - CMA-RBE

As turmas Pré-A da EB/JI  e 4º B do Pragal e a turma 3º B da EB/JI Feliciano Oleiro desenvolveram, em colaboração com a biblioteca escolar e os encarregados de educação, um projeto ao longo do ano letivo na área da educação para os valores,intitulado «Quem somos, ler o nosso mundo», um repto lançado pela Biblioteca Municipal Almada /CMA à rede de bibliotecas escolares: 

«O objetivo é descobrir quem somos, deixando de olhar para nós e para a nossa forma de ser e estar no mundo como verdadeiros e únicos, promovendo atitudes de aceitação das diferenças, de partilha, cooperação e solidariedade.» 

Os alunos da Pré-A  conversaram sobre as diferenças e as semelhanças entre os meninos e as meninas, os alunos do 4º B reflectiram sobre os valores através da leitura da obra de José Saramago, A Maior Flor do Mundo, e, por último, os alunos do 3º B sobre a arte, a amizade e o amor. 

Participaram na exposição da Semana da Filosofia - Quem somos? Ler o nosso  , que decorreu no Fórum Romeu Correia,  em Almada. 



domingo, 23 de abril de 2017

Divulgamos- Fevereiro 2017 | Ler a meias...em quarto crescente com Manuela Caeiro

Em fevereiro, as turmas do 4º ano de escolaridade das escolas EB/JI Feliciano Oleiro e nº 1 do Pragal, tiveram o privilégio de receber a visita a Professora manuela Caeiro para mais uma sessão «Ler a meias... em quarto crescente. 

É com muito entusiasmo e grande envolvimento que participam nestas sessões mágicas em que o livro reina.  

No blogue «Ler a meias em quarto crescente» da Professora Manuela Caeiro,  obtivemos o seguinte registo, que citamos: 

«Mistérios à volta do mar... em terras do Pragal


Começámos com um conto por ponto (uma adivinha) de Bru Junça:
«Altos castelos
Lindas janelas
Abrem e fecham
Ninguém mora nelas».
O que é, o que é?.....


De olhos bem abertos, observámos a capa de Um homem de mar e retratámos essa personagem. Depois, de ouvidos à escuta, lemos a meias... e todos ficaram a conhecê-lo melhor: humor instável como o mar, nem bom nem mau, mas capaz de se enfurecer...
Quem o queria para noivo?...
Houve candidatas, mas poucas. As que lhe admiraram a imaginação.

O poema Mistérios apresentou um verdadeiro homem do mar: um esforçado pescador...

A sessão acabou com uma narração oral. A história de um outro pescador que tudo perdeu em dia de temporal. E da noiva que lhe abriu os olhos...
Uma história de Esther de Lemos (há muito esgotada) que pode ser lida integralmente, em PDF disponível na Web.

Uma história contada, olhos nos olhos: o momento preferido de ambas as turmas de 4º ano do Pragal, na passada 5ª feira (disseram) . Gostaram "de tudo" (acrescentaram).

Foi a nossa 1ª sessão deste ano.

Até para a próxima!»
Bibliografia:
Bru Junça, Conto por ponto, ?
Matilde Rosa Araújo, Mistérios, Livros Horizonte
Rodolfo Castro e Manuel Monroy, Um homem de mar, GATAfunho

Webgrafia:




quinta-feira, 1 de setembro de 2016

2016-2017 - Bom ano letivo! - 20 anos da RBE-Rede de Bibliotecas Escolares


As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade desejam a toda a comunidade escolar um bom ano letivo!


Convidamo-lo a seguir-nos: 

1-no Blogue:
http://bibliotecadoagrupamentoanselmode.blogspot.pt/

2- no Twitter:
https://twitter.com/aeaa_biblio

Leia, aprenda línguas e matemática e pesquise sobre uma miríade de assuntos e temáticas nos sites de referência cujas ligações surgem indicadas no lado direito do nosso blogue, nomeadamente: Camões, biblioteca digital, Casa Fernando Pessoa, Arquivo Pessoa, entre outros. 

Durante este ano letivo, a biblioteca escolar assinala os 20 anos da RBE -Rede de Bibliotecas Escolares. 






Mar de Leituras- Exposição

[Maio 17 a 31 de 2016] 
A exposição esteve patente no átrio do Bloco 1 desde meados de Maio pretendeu dar a conhecer alguns dos trabalhos realizados no âmbito do projeto Mar de Leituras (com o qual a Biblioteca do nosso Agrupamento se candidatou ao projeto nacional Ler+Mar), que tem como finalidade a promoção da leitura e a articulação com diversas áreas do saber, nomeadamente as Ciências, a Língua Portuguesa, o Mandarim, as Artes e a Filosofia, tendo o Mar como tema aglutinador.
Os trabalhos resultam de atividades de pesquisa de textos literários e não literários/ seleção e tratamento de informação/ produção textual/ fotografia/ maquetes / projetos artísticos, etc.
É de destacar o empenho e a criatividade dos alunos na execução e apresentação dos trabalhos. 

Passaporte de leitura - 1º ciclo - EB/JI do Pragal e EB/Ji Feliciano Oleiro

[Janeiro a Junho 2016]

Os alunos do 1º ciclo da EB/JI do Pragal e EB/Ji Feliciano Oleiro registaram durante este ano letivo, no seu passaporte de leitura, as suas experiências de leitura e outras, tais como idas ao cinema, ao teatro, à biblioteca municipal para participarem em múltiplas atividades, as suas opiniões sobre diversos assuntos, as suas preocupações, os seus desejos e os seus grandes sonhos e ilustraram-no. 

Reagiram bem a esta proposta, pelo que terá continuidade no próximo ano letivo.

Memo e Kelembra - Associação Alzheimer Portugal- Projeto de sensibilização

Na biblioteca da escola sede esteve patente uma exposição de trabalhos dos alunos das turmas 8ºA. 9ºC e 9ºE relativa à doença de Alzheimer. Estes trabalhos foram elaborados no âmbito da disciplina de Formação Cívica e decorreram das sessões de informação e sensibilização integradas no projeto "Memo e Kelembra", dinamizado pela Associação Alzheimer Portugal.

Artigos de opinião, frases fortes, marcadores, folhetos, cartazes e um trabalho em 3D permitem divulgar o que é a doença de Alzheimer e  como se deve agir com estes doentes: 


Alzheimer é uma doença em que paciência é essencial e amor é obrigatório- Patrícia Pessoa

Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro, não os sentimentos. - Tiago Calapez


A doença de Alzheimer afeta cerca de 5% da população com mais de 65 anos. Estima-se que em Portugal existam cerca de 50 mil pessoas vítimas desta doença.

  

O projecto “ A Kelembra Esqueceu” consiste na dramatização da história “O pequeno elefante Memo”. 

Os alunos do 1º ciclo também participaram desta ação que tem como principais objectivos: sensibilizar as crianças para a compreensão da doença de Alzheimer(DA); sensibilizar a família, avós, pais, filhos na compreensão desta doença, com especial destaque para as crianças que frequentam o 1º ciclo; promover actividades paralelas para uma melhor compreensão da doença, como por ex. desenhos, pinturas, exposições, concurso, etc; promover hábitos de leitura; promover actividades intergeracionais, e reforçar laços geracionais; demonstrar a importância e o papel dos mais velhos; Reforçar a importância dos avós na família, instruindo as crianças sobre a DA e envolvendo-as no acto de cuidar, para que sejam promotoras da valorização dos avós.

O livro "O pequeno Elefante Memo" é uma publicação da Associação Alzheimer Portugal e está disponível para venda na sua delegação.

Entre contos e cantos - Comendadora Celina Pereira

[Maio 2016]

Na senda da multiculturalidade, do desenvolvimento e da paz, a biblioteca da EB/JI Feliciano Oleiro do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade teve a honra de receber S. Exa. a Comendadora Celina Pereira que nos concedeu o privilégio de dinamizar uma sessão no âmbito do projeto «Entre Contos e Cantos», dirigida a alunos do 4º ano de escolaridade, indo ao encontro da missão deste agrupamento de escolas «Acolher, Acompanhar e Integrar para Criar Futuro».

Os alunos visitaram o espaço onírico das histórias tradicionais de Cabo Verde.  

Para os alunos foi uma grata surpresa poderem contactar com uma realidade linguística muito diversa da sua. Este encontro foi pautado por muita curiosidade e muita diversão! 

Uma tarefa difícil- Um lobo pela trela de Guido Visconti

[Maio 2016]

Os alunos do 1º 2 2º anos de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro ouviram e leram em conjunto um conto tradicional, Um lobo pela trela, reescrito por Guido Visconti. 

Nesta história, Osvaldo, a personagem, tinha uma tarefa complicada  resolver: levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. 

Após uma travessia conturbada de um rio numa pequena barca em que evitou que a ovelha comesse as couves e que o lobo comesse a ovelha, ainda lhe restavam mais dois enigmas por resolver...


Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha


Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha
Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha

Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à fei
ra. Para tornar mais
difícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha

Celebrar a primavera - O Nabo Gigante

[Abril/Maio 2016]

O Nabo Gigante de Alexis Tolstoi instalou-se na biblioteca e as turmas do 1º e 2º anos de escolaridade das EB/JI do Pragal e da EB/JI Feliciano Oleiro ouviram a história contada por Carla Isabel Araújo e pela sua afilhada Mariana, aluna de um  jardim de infância em Gondifelos, no âmbito do Projeto «Famílias Leitoras».

Ah! Estranharam o sotaque e alguns sorriram, dizendo:"a minha mãe também fala assim!" ou " os meus avós também são do norte"!

Recontaram a história em grupo e prometeram também... contá-la em casa! 




Créditos do vídeo: Maria Antónia Mamede