Mostrar mensagens com a etiqueta Mar de leituras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mar de leituras. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

31 jan | Cerimónia de lançamento do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas

Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas

Cerimónia  de  Lançamento 


No próximo dia 31 de Janeiro,  o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade irá acolher o lançamento do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas. 


A cerimónia decorrerá no espaço da Biblioteca entre as 11h30 e as 13h00 e será presidida por Sua Excelência, a Senhora Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. 


Este prémio compreende uma colaboração entre as áreas governativas do mar, educação e cultura. Assim sendo, este  lançamento contará também com a presença de Sua Excelência o Senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e de Sua Excelência, o Senhor  do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes. 


Às intervenções, seguir-se-á uma mesa redonda sob a moderação da jornalista Teresa Firmino do jornal Público,  com as participações dos seguintes  oradores: Professora Doutora Maria Eduarda Gonçalves, do ISCTE-IUL, Professor Doutor António Pascoal, do IST- Instituto Superior Técnico e Professor Doutor Fernando Barriga, da FCUL- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 


O prémio Mário Ruivo destaca  importância dos Oceanos para a vida humana nas suas componentes física, social e cultural, o que estará espelhado na exposição patente no átrio da biblioteca escolar em que o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade dá notícia de diferentes projetos em que a escola está envolvida na área do mar: Os Golfinhos e a ponte entre o Mar e a Ciência Azul, Visitas ao Oceanário, Paisagem protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, NADA- Leva Portugal ao Mundo, Ler + Mar/Mar de Leituras. 






segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Visita do 8ºE à caravela Vera Cruz-Projeto Ler+Mar-Bibliotecas Escolares

Bem vindos a bordo da Caravela Vera Cruz!

Réplica fiel de uma caravela quinhentista portuguesa, única em Portugal e no Mundo.

«Hoje, 30 de novembro do Ano da Graça de 2016, quarenta e nove marinheiros , um escrivão, um capitão, um capelão, um mestre e um piloto da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, iniciaram uma Viagem com mais de quatro séculos.

Abençoados pelos Projetos Ler + Mar e Mar de Leituras que a dinamizou, a sua entrada na Caravela Vera Cruz constituiu o início de uma longa travessia pelos mares antes por nós já navegados, um redesbravar de territórios e de culturas, um redescobrir de saberes de Portugal no Mundo na época da Expansão.

As suas aventuras, vivências e experiências serão registadas nos Diários de Bordo com descrições precisas das Mil e uma viagens pelo mundo e dos  Relatos de Encontros.
Levantar âncora. Marinheiros prontos a remar. Velas recolhida.

A caravela vai partir…».

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Ler a meias...em quarto crescente ...Na EB/JI Feliciano Oleiro


As sessões «Ler a meias» são sempre mágicas e aconteceram mais ua vez aconteceu naEB/JI  Feliciano Oleiro.

A Professora Manuela Caeiro visitou as turmas A e B do 4º ano de escolaridade e deixou-nos o seguinte apontamento: 


O outono, a chuva e um discreto guarda-chuva preto, perdido, deram o "pontapé de saída".
Continuámos com poesia popular portuguesa. 
Seguimos adiante com O homem que não queria sonhar... 
A todos deu o tranglomanglo!...
Por fim, uma história de Natal: Um homem não chora. 
(Claro que pode chorar, mas tem de ter ânimo!... E uma mulher..., a mesma coisa!...)
O 4ºA ouviu o conto até ao fim. O 4º B ficou curioso para saber o resto... Pois, a campainha não perdoou... O desfecho será desvendado em janeiro! J
 À despedida, iam satisfeitos:
- Bom Natal!
- Feliz Ano Novo!


O 4º A, da professora Cristina Alves
O 4º B, da professora Isabel Rosa
Bibliografia:
Alice Vieira (Org.), Eu bem vi nascer o sol, Antologia da poesia popular portuguesa, Círculo de Leitores (e Caminho)
Álvaro Magalhães, O homem que não queria sonhar e outras histórias, ASA
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Natal! Natal!, Caminho
Davide Cali/Valerio Vidali, Um dia, um guarda-chuva..., Planeta Tangerina

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Mar de Leituras- Exposição

[Maio 17 a 31 de 2016] 
A exposição esteve patente no átrio do Bloco 1 desde meados de Maio pretendeu dar a conhecer alguns dos trabalhos realizados no âmbito do projeto Mar de Leituras (com o qual a Biblioteca do nosso Agrupamento se candidatou ao projeto nacional Ler+Mar), que tem como finalidade a promoção da leitura e a articulação com diversas áreas do saber, nomeadamente as Ciências, a Língua Portuguesa, o Mandarim, as Artes e a Filosofia, tendo o Mar como tema aglutinador.
Os trabalhos resultam de atividades de pesquisa de textos literários e não literários/ seleção e tratamento de informação/ produção textual/ fotografia/ maquetes / projetos artísticos, etc.
É de destacar o empenho e a criatividade dos alunos na execução e apresentação dos trabalhos. 

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Haverá literatura no fundo de um aquário?


Visita ao Oceanário, no âmbito do “Sermão de Santo António aos peixes” de Padre António Vieira - dia 29 de outubro de 2015


“Diz-se que os oceanos conseguem conter verdadeiros tesouros. É uma verdade empiricamente verificável pela simples observação da riqueza de vida e formas que estes albergam. Porém quem diria que, num pedacinho de oceano, confinado ao oceanário fosse possível achar uma conexão entre uma marcante obra literária do séc. XVII, uma pérola preciosa da nossa literatura, e a biodiversidade dos oceanos?”- Inês Oliveira

“No workshop foi abordada a obra de Vieira e com o apoio de uma apresentação digital, a formadora elucidou a turma quanto às semelhanças entre os peixes, com as suas características físicas e comportamentais, e os humanos.” – Beatriz Pinto

“Tenho apenas uma crítica quanto ao Workshop (…). Tendo em conta que era um Workshop, penso que faltou um pouco de criatividade e interação. Penso que foi muito pobre nesse sentido, parecendo, assim, apenas mais uma aula de Português. Poder-se-ia ter realizado uma pequena atividade.” – Filipa Duarte

“Para além da visita ao aquário central, tivemos ainda a oportunidade de visitar a exposição temporária que, para mim, foi um dos pontos altos da visita. Fiquei absolutamente fascinada com aquela obra de arte - “Florestas submersas” - que pretendia estimular os nossos sentidos, tal obra foi criada pelo artista Takashi Amano.” – Inês Espírito Santo

“Irmãos peixes, tenho a dizer-vos que foi uma manhã muito bem passada. A quantidade de fotografias que tirámos fará com que este dia não seja tão depressa esquecido, Continuem assim, peixes, a ser seres devotos para que continuem a fascinar os homens.” – Inês Ribeiro

Professora: Gabriela Gonçalves 
Projeto Ler+Mar -"Mar de leituras"
Turma: 11º B


Reportagem fotográfica 
de Carolina Cananão