Mostrar mensagens com a etiqueta exposição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta exposição. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

6 a 8 dez- «Queres ser meu amigo?» - 1º ano de escolaridade - EB/JI FELICIANO OLEIRO

«Queres ser meu amigo?» de Eric Carle foi a proposta de leitura feita ao 1º ano de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro. 

Um ratinho parte pelo mundo fora à procura de um amigo e, após várias tentativas frustradas, lá vê o seu sonho realizado.  

Oa alunos participaram na leitura ativamente, dramatizando-a,  fizeram-no com todo o interesse, conversaram sobre a importância da amizade, do amor e da família nesta época festiva e elaboraram um conjunto interessante de ilustrações que foram expostas no átrio da biblioteca, assemelhando-se a uma mágica montra de brinquedos. 






Refere Ana Margarida Ramos num comentário sobre esta obra, na Casa da Leitura

«com uma estrutura narrativa muito simples, suportada pela repetição e pelos paralelismos, o álbum articula a dimensão verbal e a visual, criando uma narrativa que explora a criação de expectativas, a antecipação de hipóteses interpretativas e a surpresa quanto ao desenlace. Promovendo uma leitura em paralelo do texto e das imagens, que se prolongam para lá do limite da dupla página, estabelecendo fios coesivos ao longo da obra, o livro desenvolve, com simplicidade mas extraordinária eficácia, as competências do pequeno leitor, potenciando o diálogo e releitura.».


domingo, 8 de outubro de 2017

Divulgamos -Janeiro a Junho|2017 - Projecto «Quem somos-Ler o nosso mundo» - CMA-RBE

As turmas Pré-A da EB/JI  e 4º B do Pragal e a turma 3º B da EB/JI Feliciano Oleiro desenvolveram, em colaboração com a biblioteca escolar e os encarregados de educação, um projeto ao longo do ano letivo na área da educação para os valores,intitulado «Quem somos, ler o nosso mundo», um repto lançado pela Biblioteca Municipal Almada /CMA à rede de bibliotecas escolares: 

«O objetivo é descobrir quem somos, deixando de olhar para nós e para a nossa forma de ser e estar no mundo como verdadeiros e únicos, promovendo atitudes de aceitação das diferenças, de partilha, cooperação e solidariedade.» 

Os alunos da Pré-A  conversaram sobre as diferenças e as semelhanças entre os meninos e as meninas, os alunos do 4º B reflectiram sobre os valores através da leitura da obra de José Saramago, A Maior Flor do Mundo, e, por último, os alunos do 3º B sobre a arte, a amizade e o amor. 

Participaram na exposição da Semana da Filosofia - Quem somos? Ler o nosso  , que decorreu no Fórum Romeu Correia,  em Almada. 



segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Divulgamos - O jardim de Miró - Grupo Pré-B-Feliciano Oleiro

O grupo da Pré B da EB/JI Feliciano Oleiro fez uma incursão pelo quadro Jardim, do pintor Joan Miró.  


A professora Helena Duarte, no âmbito da Educação pela Arte e estimulando a capacidade criativa e imaginativa dos seus alunos da Pré-B, desafiou-os a fazerem uma incursão pelo Jardim de Miró e, "à maneira de Miró", partirem à sua descoberta, o que resultou numa interpretação vibrante. A exposição estará patente na EBSAA, entre 16 e 20 de janeiro de 2017, em parceria com a biblioteca escolar.  

Publicamos, seguidamente, o texto da Educadora Helena Duarte, a contextualizar a exposição: 







«No âmbito da educação estética e artística, foi realizado um trabalho de inspiração no «Jardim» de Miró. Primeiro as crianças tiveram  a oportunidade de, livremente, fazerem um trabalho com pincel e tinta preta em folha A4, utilizando o «pincel» como se fossem desenhar. 

Depois pesquisámos alguns trabalhos de Miró, selecionámos o «Jardim». As crianças observaram e escolhemos quatro elementos. Cada criança escolheu um e reproduziu. Primeiro, fizeram apenas o «desenho» a preto e, depois de seco, coloriram.




As crianças comentaram a obra de Miró e disseram que parecia ter «vários elementos de desenhos de crianças». 


Interpretação do Jardim de Joan Miró realizada pela PRÉ-B 
da EB/JI FELICIANO OLEIRO



Quadro - JARDIM, Miró (Reprodução)