domingo, 8 de outubro de 2017

Divulgamos - «A que sabe a lua?» - Maio| 2017 - Ateliê de escrita



As turmas do 2º ano de escolaridade foram desafiadas a imaginar a que é que sabia a lua. 

Se pudesses dar uma dentada na lua, que sabor teria?

Disseram que sabia a cachorro quente, a pizza, a farinheira, a chocolate, a ice tea, a morango, a doce, gelado, polvo, bolacha...Nhamm! Nnhammm! Que delícia!

Leram, depois, o livro «A que sabe a lua?» de  Michael Grejniec e ilustraram o conto com os sabores que escolheram. 

Divulgamos - Maio| 2017 - Voluntariado de leitura no pré-escolar realizado por alunas do 4º ano de escolaridade

Duas alunas do 4º B da EB/JI do Pragal voluntariaram-se para promover um ateliê de leitura no pré-escolar, em torno dos livros «Os ovos misteriosos» de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares e «Onze damas atrevidas» de Helle Thoamssen e Xose Manuel González.

Prepararam a atividade  e, após uma longa conversa com os colegas, solicitaram-lhes  que desenhassem os mais belos ovos misteriosos do mundo! 

"Foi muito divertido", reconheceram todos!

Divulgamos - 25 de Abril | A Liberdade - «O comboio descendente»

Nos 100 anos de ORPHEU, as turmas 4º A e B da EB/JI Feliciano Oleiro leram  o texto «No comboio descendente»  de Fernando Pessoa e  ouviram o poema musicado por Zeca Afonso.

Seguidamente, debateram sobre a liberdade, escreveram pequenos textos sobre a temática e elaboraram, em parceria, uma tela alusiva, em papel de cenário, aliando a música, à literatura e às artes plásticas. «Mas que grande reinação! » :)



No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...

No comboio descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
No comboio descendente
De Cruz Quebrada a Palmela...

No comboio descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No comboio descendente


De Palmela a Portimão

Fernando Pessoa 


Divulgamos -Janeiro a Junho|2017 - Projecto «Quem somos-Ler o nosso mundo» - CMA-RBE

As turmas Pré-A da EB/JI  e 4º B do Pragal e a turma 3º B da EB/JI Feliciano Oleiro desenvolveram, em colaboração com a biblioteca escolar e os encarregados de educação, um projeto ao longo do ano letivo na área da educação para os valores,intitulado «Quem somos, ler o nosso mundo», um repto lançado pela Biblioteca Municipal Almada /CMA à rede de bibliotecas escolares: 

«O objetivo é descobrir quem somos, deixando de olhar para nós e para a nossa forma de ser e estar no mundo como verdadeiros e únicos, promovendo atitudes de aceitação das diferenças, de partilha, cooperação e solidariedade.» 

Os alunos da Pré-A  conversaram sobre as diferenças e as semelhanças entre os meninos e as meninas, os alunos do 4º B reflectiram sobre os valores através da leitura da obra de José Saramago, A Maior Flor do Mundo, e, por último, os alunos do 3º B sobre a arte, a amizade e o amor. 

Participaram na exposição da Semana da Filosofia - Quem somos? Ler o nosso  , que decorreu no Fórum Romeu Correia,  em Almada. 



quarta-feira, 7 de junho de 2017

Divulgamos - 7 de Fevereiro | NIHAO - «Eu aprendo Mandarim»

A biblioteca escolar promoveu duas sessões de sensibilização à aprendizagem do mandarim, na EB/JI Feliciano Oleiro, nas turmas do 3º ano de escolaridade,  dinamizadas pelo Professor Martim-Xudong Guan, no âmbito do ensino do mandarim do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, através do protocolo de cooperação entre Ministério da Educação e o Hanban-Instituto Confúcio, na República Popular da China.

 Durante as sessões o Professor Martim teve a ajuda do aluno P. Lin. Este manteve uma conversação com o professor e redigiu, no quadro, várias palavras em mandarim. 

A participação deste aluno do 3º ano de escolaridade acabou por motivar ainda mais os seus colegas no sentido de aprenderem a língua. Os alunos consideraram que o colega P. Lin era um excelente professor  [老师 - laoshe / lăoshī ]  e ficaram encantados, porque sabia escrever muito bem em mandarim. :) 


Divertiram-se na aula do Professor Martim-Xudong Guan e aprenderam a saudar, a agradecer e a despedir-se em mandarim: 






Por último, viram o filme da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim e ouviram a música intitulada «北京欢迎你 现场版»- Bem vindos a Pequim: 

domingo, 23 de abril de 2017

Divulgamos- Fevereiro 2017 | Ler a meias...em quarto crescente com Manuela Caeiro

Em fevereiro, as turmas do 4º ano de escolaridade das escolas EB/JI Feliciano Oleiro e nº 1 do Pragal, tiveram o privilégio de receber a visita a Professora manuela Caeiro para mais uma sessão «Ler a meias... em quarto crescente. 

É com muito entusiasmo e grande envolvimento que participam nestas sessões mágicas em que o livro reina.  

No blogue «Ler a meias em quarto crescente» da Professora Manuela Caeiro,  obtivemos o seguinte registo, que citamos: 

«Mistérios à volta do mar... em terras do Pragal


Começámos com um conto por ponto (uma adivinha) de Bru Junça:
«Altos castelos
Lindas janelas
Abrem e fecham
Ninguém mora nelas».
O que é, o que é?.....


De olhos bem abertos, observámos a capa de Um homem de mar e retratámos essa personagem. Depois, de ouvidos à escuta, lemos a meias... e todos ficaram a conhecê-lo melhor: humor instável como o mar, nem bom nem mau, mas capaz de se enfurecer...
Quem o queria para noivo?...
Houve candidatas, mas poucas. As que lhe admiraram a imaginação.

O poema Mistérios apresentou um verdadeiro homem do mar: um esforçado pescador...

A sessão acabou com uma narração oral. A história de um outro pescador que tudo perdeu em dia de temporal. E da noiva que lhe abriu os olhos...
Uma história de Esther de Lemos (há muito esgotada) que pode ser lida integralmente, em PDF disponível na Web.

Uma história contada, olhos nos olhos: o momento preferido de ambas as turmas de 4º ano do Pragal, na passada 5ª feira (disseram) . Gostaram "de tudo" (acrescentaram).

Foi a nossa 1ª sessão deste ano.

Até para a próxima!»
Bibliografia:
Bru Junça, Conto por ponto, ?
Matilde Rosa Araújo, Mistérios, Livros Horizonte
Rodolfo Castro e Manuel Monroy, Um homem de mar, GATAfunho

Webgrafia:




Divulgamos - Janeiro-2017| Projeto SOBE- Saúde Oral Bibliotecas Escolares

A atividade dinamizada pela biblioteca escolar, no âmbito do Projeto SOBE-Sáude Oral Bibliotecas Escolares, envolveu cerca de 500 alunos do Pré-Escolar ao 4º ano de escolaridade das EB/JI Feliciano Oleiro e nº 1 do Pragal.  

Os alunos do pré escolar assistiram ao filme baseado no livro Kiko, o Dentinho de Leite de Manuela Mota Ribeiro, com música de Sofia Ribeiro,  e debateram sobre as questões que levanta em torno da saúde oral. 



Os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade assistiram por sua vez ao filme Tom em missão de saúde bucal, seguido, também de debate. 




Após o filme, focalizaram-se num excerto do mesmo (entre os minutos 6:06-6:25) em puderam observar em maior detalhe como se procede a uma escovagem correta.