ligando comunidades e culturas
domingo, 8 de outubro de 2017
2017-2018- Outubro - MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
O MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, deste ano letivo, tem como lema
2017-2018 – A biblioteca deseja-lhe um bom ano letivo!
As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade desejam
a toda a comunidade escolar um bom ano letivo!
Pode seguir a biblioteca:
1-no Blogue:
http://bibliotecadoagrupamentoanselmode.blogspot.pt/
http://bibliotecadoagrupamentoanselmode.blogspot.pt/
No blogue, leia, aprenda línguas e matemática e outros conteúdos.
Pesquise sobre vários assuntos e temáticas nos sites de referência, cujas ligações surgem indicadas no lado direito do nosso blogue, nomeadamente: o Instituto Camões, a biblioteca digital, a Casa Fernando Pessoa, Arquivo Pessoa, a Proteção Civil, a PorData, entre outros.
Divulgamos - Janeiro a junho | 2017 - Projeto MAR DE LEITURAS - Ler + Mar
PROJETO LER+MAR
«O Projeto Ler+ Mar resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e a Aporvela, e convida as escolas a desenvolverem projetos em que se articule a leitura com diversas áreas do saber relacionadas com o MAR, envolvendo desde as crianças da educação pré-escolar aos jovens do ensino secundário.» PNL, EMEPC e Aporvela.O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade desafiou os alunos de todos os níveis de ensino a lerem obras literárias associadas às temáticas do mar e da viagem, que lhes são sempre muito gratas, e a refletirem sobre as mesmas através de vários suportes, trabalho que redundou na exposição de que abaixo se dá notícia:
Divulgamos - «Oceano de Palavras» - Maio | 2017 - CMA-BMA-RBE- LER + MAR - MAR DE LEITURAS
Oceano de Palavras
é o título de um projeto
artístico coletivo dirigido a todas as escolas públicas do Concelho de Almada que
contou com o apoio e acompanhamento do Município.
Nele participaram as turmas B do 4º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal, e as turmas B e A dos 3º e 4º anos de escolaridade da escola EB/JI Feliciano Oleiro, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, tendo sido também integrado nos Projetos Ler+Mar e Mar de Leituras.
Nele participaram as turmas B do 4º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal, e as turmas B e A dos 3º e 4º anos de escolaridade da escola EB/JI Feliciano Oleiro, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, tendo sido também integrado nos Projetos Ler+Mar e Mar de Leituras.
«Com o projeto Oceano de Palavras pretendeu o Município promover uma intervenção coletiva que permitisse a requalificação do
revestimento de dois dos sete muros de acesso à praia da Costa de Caparica,
localizados na zona posterior ao CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação
Ambiental da Costa da Caparica, junto à arriba contígua ao Jardim Urbano na
frente Atlântica.
A sua localização e
proximidade do mar e da praia, a possibilidade de envolver diversos serviços
municipais para além do Departamento de Educação e Juventude, tais como a
Divisão de Bibliotecas e a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, bem
como a oportunidade de desenvolver um projeto coletivo com a participação da
comunidade educativa do Concelho, foram as premissas fundamentais para a
construção desta proposta.
A sua concretização
permitiu, assim, cruzar diferentes áreas curriculares, do ponto de vista das
escolas, com a reflexão, a escrita criativa, a motricidade fina e a
investigação sobre práticas artísticas contemporâneas.
O tema deste projeto foi o Mar e o elemento formal a desenvolver foi a onda. Como inspiração, e como
homenagem, o Muncípio adotou como matriz o desenho “O Mar que se Quebra” de Ana Hatherly
(1929-2015). Além do aspeto formal foi igualmente explorado um processo de
criação poética da artista – a construção de “ecos” – que são novos poemas
gerados a partir de poemas, que vão gerando outros, e outros, sucessivamente.
O desenho de Hatherly foi recriado numa sequência de sete ondas, que crescem e diminuem progressivamente respeitando o formato triangular dos muros. A quebra das ondas verificou-se na direção do Jardim
Urbano da Costa da Caparica.» Texto CMA.
Registamos os seguintes poemas:
Onda, onda, onda do mar
eu
quero nadar, mas primeiro tenho de mergulhar.
Na
Costa da Caparica vou brincar,
um
gelado vou comprar e depois vou nadar.
Imaginarei,
sonharei, e no mar arrasarei.
M. Gonçalves e J. Valério
A
Costa é bonita
e
faz-me sorrir.
Vou
chamar uma amiga
para
comigo lá ir.
Mar,
marzinho
em
ti vou nadar,
brincar,
correr
Mar, marzinho
que
lindo que estás,
dou-te
um ninho
e
tu dás-me paz.
Onda,
ondinha
que
grande que és,
eu
quero uma pinha
e
tu queres ter pés.
Onda,
ondinha
fazemos-te
no estádio,
enquanto
a música
toca
no rádio.
A. Braga e I. Morgado
Divulgamos - «A que sabe a lua?» - Maio| 2017 - Ateliê de escrita
Se pudesses dar uma dentada na lua, que sabor teria?
Disseram que sabia a cachorro quente, a pizza, a farinheira, a chocolate, a ice tea, a morango, a doce, gelado, polvo, bolacha...Nhamm! Nnhammm! Que delícia!
Leram, depois, o livro «A que sabe a lua?» de Michael Grejniec e ilustraram o conto com os sabores que escolheram.
Divulgamos - Maio| 2017 - Voluntariado de leitura no pré-escolar realizado por alunas do 4º ano de escolaridade
Duas alunas do 4º B da EB/JI do Pragal voluntariaram-se para promover um ateliê de leitura no pré-escolar, em torno dos livros «Os ovos misteriosos» de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares e «Onze damas atrevidas» de Helle Thoamssen e Xose Manuel González.Prepararam a atividade e, após uma longa conversa com os colegas, solicitaram-lhes que desenhassem os mais belos ovos misteriosos do mundo!
"Foi muito divertido", reconheceram todos!
Divulgamos - 25 de Abril | A Liberdade - «O comboio descendente»
Nos 100 anos de ORPHEU, as turmas 4º A e B da EB/JI Feliciano Oleiro leram o texto «No comboio descendente» de Fernando Pessoa e ouviram o poema musicado por Zeca Afonso.
Seguidamente, debateram sobre a liberdade, escreveram pequenos textos sobre a temática e elaboraram, em parceria, uma tela alusiva, em papel de cenário, aliando a música, à literatura e às artes plásticas. «Mas que grande reinação! » :)
Seguidamente, debateram sobre a liberdade, escreveram pequenos textos sobre a temática e elaboraram, em parceria, uma tela alusiva, em papel de cenário, aliando a música, à literatura e às artes plásticas. «Mas que grande reinação! » :)
No
comboio descendente
Vinha
tudo à gargalhada.
Uns
por verem rir os outros
E
outros sem ser por nada
No
comboio descendente
De
Queluz à Cruz Quebrada...
No
comboio descendente
Vinham
todos à janela
Uns
calados para os outros
E
outros a dar-lhes trela
No
comboio descendente
De
Cruz Quebrada a Palmela...
No
comboio descendente
Mas
que grande reinação!
Uns
dormindo, outros com sono,
E
outros nem sim nem não
No
comboio descendente
De
Palmela a Portimão
Etiquetas:
25 de abril,
4º A e B,
4º ano de escolaridade,
artes plásticas,
EB/JI Feliciano Oleiro,
Fernando Pessoa,
literatura,
No comboio descendente,
Orpheu
Subscrever:
Mensagens (Atom)




