quinta-feira, 23 de junho de 2022

Assistente de biblioteca - Boas Práticas: um perfil muito especial

A RBE-Rede de Bibliotecas Escolares lançou às bibliotecas dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas o desafio de refletir sobre o papel do assistente de biblioteca e destacar os aspetos essenciais da sua função e perfil.

 Tarefa fácil para o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, que tem tido o privilégio de contar, na biblioteca da sua escola básica e secundária, com a presença de uma assistente operacional ímpar, de apurado sentido crítico, vocação para o serviço público e para o trabalho com os jovens.

É uma pessoa com uma elevada sensibilidade, muito amável para os utentes da biblioteca escolar, sendo muito estimada por todos, em particular pelos alunos, a quem apoia devotadamente, quer na área da informática quer nos trabalhos que pretendem realizar.  Leitora inveterada, sugere sempre um livro aos alunos que vão entrando na biblioteca e acompanha-os, com entusiasmo, na escolha, ajudando a ganhá-los para esta nobre causa: a leitura!

 
Para além de cumprir rigorosamente com as funções de natureza executiva inerentes ao trabalho de uma biblioteca escolar, colabora em todas as atividades de cariz educativo, sendo um elemento incontornável na planificação e realização de exposições. Demonstra muita iniciativa e autonomia. Tem um jeito muito particular para as manualidades e está sempre na linha da frente na otimização de recursos e na aposta na reciclagem.  As inúmeras imagens aludindo à leitura, apostas nas mesas e estantes, nomeadamente, de gatos, fazem as delícias de quem visita a biblioteca. 

Adora plantas e cuida de um pequeno e mimoso “minijardim” que criou na biblioteca. 

 

Sabe acalmar os ânimos mais exaltados com muita atenção e carinho, algo que lhe é reconhecido e retribuído pelos alunos, sempre com muitos abraços dos mais pequenos.

 A Sr.ª D. Paula Cunha, que nos saúda e acolhe, amavelmente, todos dias, sempre com um sorriso tranquilo e bem-disposto, tem sido a fadinha da nossa biblioteca!