sexta-feira, 1 de setembro de 2023

2022-2023 - Semana cultural do AE anselmo de Andrade - Do Real ao Imaginário


Entre os dias 6 e 11 de março de 2023, realizou-se a II Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, com a curadoria do Prof. Luís Pacheco. 

Os trabalhos expostos na Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, subordinados ao tema Do Real do Imaginário, estiveram patentes na Oficina da cultura, em Almada, de 3 a 17 de abril.

Foram realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade e radicaram nas suas experiências de leitura. No caso vertente do pré-escolar e 1.º ciclo, a dinamização foi feita pelas bibliotecas escolares em colaboração com os professores titulares de turma e dos Encarregados de Educação foi preciosa. A biblioteca escolar também colaborou com a Prf.ª de Mandarim, Jiang Na, na organização do ateliê de criação de máscaras da ópera chinesa. 

A leitura de obras como O Cuquedo de Clara Cunha, o conto Estranhões bizarrocos e outros seres sem exemplo de José Eduardo Agualusa, entre outras, e o contacto com as palestras Monstra Marina e Arqueologia subaquática, do programa Cientificamente Provável do CHAMS-FCT, cederam o passo a ateliês de escrita criativa e construção de personagens que estiveram na base da exploração de cuquedos que metem medo e de estranhões, bizarrocos e outros seres sem exemplo, recordando-nos, na ótica de António Gedeão, que «Todo o tempo é de poesia/ Desde a arrumação do caos/ à confusão da harmonia».

A mostra Do Real ao Imaginário convidou-nos a viajar, na perspetiva queirosiana, no mundo da «perfeição das coisas imperfeitas», tão úteis à nossa imaginação e criatividade. 






quinta-feira, 31 de agosto de 2023

2022-2023- Entrega de prémios do concurso de discurso e concurso de vlogs - Dia Internacional da língua chinesa 2021-2022

O Diretor do AE Anselmo de Andrade, Dr. Carlos Almeida, procedeu à entrega dos prémios respeitantes aos concursos de discurso e de Vlogs, realizados no âmbito do 13.º Dia Internacional da Língua Chinesa, atribuídos  aos alunos do ensino secundário, no ano letivo 2021-2022.  Participaram na cerimónia as turmas de Mandarim de 10.º e 11.º anos, do ano letivo 2022-2023. A biblioteca escolar organizou o evento. 

A aluna Gabriela Ramos obteve o 2.º prémio do concurso de discurso, tendo sido premiada também no trabalho em equipa com os seus colegas Fábio Pereira e Margarida Frederico, com a obtenção do 2.º lugar na competição de vlogs, em trabalho realizado em equipa, sob a supervisão da Prof.ª Jiang Na. 

Foi atribuído também à aluna Gabriela Ramos um segundo prémio, assim como uma menção honrosa, no âmbito do concurso promovido pela Associação dos amigos da Língua Chinesa, presidida pela Senhora Professora Doutora Wang Suoying.

Na sequência da atribuição dos prémios, foi atribuído pelo segundo ano consecutivo ao AE Anselmo de Andrade, pela Embaixada da República Popular da China, o selo de «Excelente Entidade Organizadora», no âmbito do ensino do mandarim. 
















2022-2023 - «Ler em suporte digital» - Ação promovida pelos alunos da turma D do 9.º ano de escolaridade

 Os alunos Manuelle Finotti, Quévin Angélico e Rita Casco, da turma F do 9.º ano de escolaridade, dinamizaram uma ação de sensibilização, na Semana da Leitura, dirigida a alunos do 9.º e 10.ºanos de escolaridade, intitulada  «Ler em suporte digital».

 Entre diversos suportes, o KOBO esteve em destaque, tendo os palestrantes sublinhado que é um dispositivo de leitura digital que permite aos utilizadores ler livros eletrónicos, revistas e outros tipos de conteúdo digital, a preços acessíveis. O dispositivo é compatível com vários formatos de arquivo, incluindo Epub, Pdf e Mobi. Além disso, ainda referiram que o Kobo oferece recursos como iluminação frontal ajustável, dicionários integrados. 

A sua intervenção junto dos seus pares suscitou muito interesse e uma viva participação. 









2022-2023- Concurso Nacional de Leitura - Participação do AEAA - Fase Municipal

 A biblioteca do AEAA dinamizou no agrupamento o Concurso Nacional de Leitura. 

Plano Nacional de Leitura em Portugal organiza o Concurso Nacional de Leitura anualmente, com o objetivo de promover a leitura. O evento é destinado a escolas e entidades públicas e privadas, que são convidadas a promover atividades para celebrar a leitura. O CNL composto por três fases consecutivas: escolar, municipal e nacional. 

A fase municipal é organizada pelas Bibliotecas Municipais e é dedicada a todos os alunos das escolas da rede pública e privada dos municípios, inscritos no Concurso Nacional de Leitura. O regulamento da fase municipal do Concurso Nacional de Leitura pode ser encontrado no site das Bibliotecas Municipais.

 

A participação na fase municipal do concurso requer inscrição prévia e está aberta aos alunos desde o 1º ciclo até ao ensino secundário.


A prova de palco decorreu no Forum Romeu Correia e foi organizada pela Biblioteca Municipal de Almada. 










2022-2023- «EXPOSIÇÃO «É BOM LER»! - SEMANA DA LEITURA

Na Semana da Leitura 2023 foi realizada no AE Anselmo de Andrade, com a curadoria da biblioteca escolar, a  exposição «É bom ler!», que incluiu trabalhos realizados pelos alunos de todos os ciclos de ensino. 

Plano Nacional de Leitura em Portugal organiza a Semana da Leitura,  anualmente, com o objetivo de promover a leitura como um ato de prazer, imaginação e conhecimento. O evento é destinado a escolas e entidades públicas e privadas, que são convidadas a promover atividades para celebrar a leitura.