sexta-feira, 4 de outubro de 2019

6- out - Eleições legislativas. Levante-se cedo e exerça o seu direito de voto!

As eleições legislativas realizam-se no domingo, dia 6 de outubro. 



- Podemos votar entre as 8 e as 19 horas. Depois desta hora, só podem votar os eleitores que se encontrem dentro da assembleia de voto.

- Devemos ser portadores do documento de identificação civil ou de qualquer outro documento oficial que contenha a nossa fotografia atualizada (Passaporte ou Carta de Condução, etc.).

- Para assinalar o nosso voto, devemos fazer uma cruz dentro de um quadrado do boletim de voto correspondente à candidatura concorrente à eleição em que pretendemos votar, a seguir ao respetivo símbolo.


NÃO SABE ONDE VOTAR? NÃO HÁ PROBLEMA!

Envie uma mensagem para o nº 3838. No texto da mensagem, tem de escrever RE (espaço), o seu número de identificação (espaço) e inserir a data de nascimento no formato ano, mês, dia. Exemplo: RE 12345678 19891007



QUE TIPO DE ELEIÇÕES EXISTEM? COMO SE VOTA?
O filme que se segue ajuda-nos a compreender o processo eleitoral 
e intitula-se «Para de te queixar!»




Votar é um direito e um dever cívico!



4 out- Resultado da votação do Calendário do Mar

Ao votar no melhor trabalho do Calendário do Mar, os alunos aprenderam a importância do voto, o direito ao mesmo que nos é conferido pela constituição da República. 

Também aprenderam como funciona uma mesa de voto, fizeram parte de uma com cadernos eleitorais e boletins de voto, para poderem votar no melhor trabalho do Calendário do Mar. 

A proximidade das eleições legislativas serviu de pretexto para sensibilizar os alunos para a importância das mesmas e para envolver toda a Comuniade Escolar na escolha dos trabalhos que se encontram no átrio do Pavilhão 1, numa exposição que merece ser visitada e que tem a curadoria da Prof. Teresa Cameira. 

Os resultados da votação levada a cabo, ontem, durante todo o dia, com a supervisão das turmas do 6º ano de escolaridade, são os seguintes: 




O 1º prémio resulta de um trabalho coletivo realizado por todos os alunos das turma A, B, C, D, E, F do 5º ano de escolaridade. 



Os 2º e 3º prémios têm cariz individual. 





Ainda que alguns dos trabalhos não tenham obtido nenhum voto, não deixam de ser todos muito belos. Os alunos que criaram do Calendário do Mar estão todos de parabéns! 

Felicitações aos alunos que elaboraram o calendário  e que este ano estão no 6º ano de escolaridade, também, pela forma organizada e responsável com que levaram a cabo todo o processo eleitoral! 

E... não se esqueçam de sensibilizar a família a ir votar no domingo, dia 6 de otutubro, nas eleições legislativas. Votar é um direito e um dever cívico muito importante!

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

3 out- Calendário do Mar - Eleição do melhor trabalho


No dia 3 de Outubro e no contexto das eleições legislativas próximas, tem lugar na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (ESAA) a votação do melhor trabalho do Calendário do Mar.

A elaboração do Calendário do Mar foi dinamizada pela Prof. Teresa Cameira, no âmbito do projeto Eco-Escolas. Os trabalhos foram criados com recurso à técnica de colagem e representam a biodiversidade marinha - elementos ou ecossistemas.

Trata-se de uma ação que simula todo o processo de votação, com cadernos eleitorais e mesa de voto, que estará a cargo das turmas do 6º ano de escolaridade.  

A exposição do Calendário do Mar está patente no bloco 1 e, tratando-se de uma eleição, que implica o exercício da cidadania, toda a comunidade escolar está convidada a votar no melhor trabalho.

Por ocasião da realização desta iniciativa, da responsabilidade da Prof. Teresa Cameira e da Biblioteca Escolar da ESAA, com a colaboração de docentes da escola, os alunos foram, também, sensibilizados no sentido de convidarem os membros da família a votarem nas eleições legislativas do dia 6 de outubro próximo. 



No contexto da elaboração do Calendário do Mar, a ESAA convidou a Associação de Pesca e Arte Xávega da Costa de Caparica para realizar um workshop sobre arte xávega com as turmas envolvidas, que aderiram com muito entusiasmo.