quinta-feira, 20 de julho de 2023

2022-2023 - MONTRA - livros e desafios culturais

 

Exposições sobre a obra de Jorge Arrimar, o Natal, o amor, a cultura chinesa, entre outras temáticas, divulgação de títulos da coleção, divulgação de novidades foram sendo realizadas ao longo do ano letivo na BE da ESAA.









quarta-feira, 19 de julho de 2023

2022-2023- CIENTIFICAMENTE PROVÁVEL - CHAM - Universidade Nova de Lisboa

 MONSTRA MARINA - Do real ao imaginário

Na semana da leitura, investigadores do CHAM da Universidade Nova de Lisboa, realizaram duas palestras intituladas “Monstra Marina” e «Arqueologia subaquática» dirigidas alunos do 3º ciclo  e ensino secundário da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade.


Os alunos foram convidados a realizar uma viagem desde os primórdios da navegação e do conhecimento do mundo, onde todos os fenómenos que apresentassem forma, tamanho e ruídos fora do comum, eram apontados como monstros. Os marinheiros e a população da época temiam a Monstra Marina.

 Observaram várias gravuras da época e conversaram sobre os aspetos históricos e mitológicos que habitam o imaginário popular, há muitos séculos. A Monstra, disseram, consistia no modo como as pessoas entendiam o avistamento de baleias ou cachalotes,  animais desconhecidos, que deram origem a uma cartografia que, para além dos territórios conhecidos, monstros marinhos de várias formas e feitios eram alusivos ao que, hoje, chamamos e identificamos como baleias, pelos esguichos representados sobre as suas cabeças. 

Havia o hábito de atribuir o nome de animais terrestres a estas criaturas marinhas: vaca-marinha, lobo-marinho, cavalo-marinho, entre outros, que originaram muitos mitos. 

No âmbito da sessão sobre «arqueologia subaquática», o CHAM deu a conhecer os principais tipos de sítio conservados em ambientes submersos, considerando os processos de formação do registo arqueológico, algumas da metodologias de prospeção, escavação e registo de contextos arqueológicos submersos e alguns procedimentos para a identificação de materiais específicos relacionados com aspetos da cultura marítima.

Os alunos, por último, levantaram várias questões e realizaram trabalhos que foram expostos na Oficina da cultura, em Almada, na semana cultural do agrupamento, conforme os registos abaixo indicados: 

                                         

                                       













                                     Imagens: biblioteca do AE Anselmo de Andrade

2022-2023 - Projeto «10 minutos a ler» no AE Anselmo de Andrade

Leituras diversas na sua temática, individuais ou em grupo, de um livro comum a todos, ou à escolha de cada aluno, em todos os níveis de ensino, fazem parte dos 10 minutos a ler no AEAA. 

«O projeto 10 Minutos a Ler foi desenhado pelo PNL2027 com o objetivo de contribuir para a promoção do gosto de ler, indispensável ao desenvolvimento de hábitos de leitura e à formação de leitores mais competentes. Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura lançou o repto “Ler sempre. Em qualquer lugar.” e o projeto 10 Minutos a Ler». (PNL2027)

Apesar do desafio ter sido dirigido às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, foi adotado também pelas escolas do 1.º ciclo do AE Anselmo de Andrade e, no 3.º ciclo, a turma F do 9.º ano de escolaridade, deixou-nos algumas sugestões de leitura: 

                

  

  

 


Leia! Leia sempre! Leia, em qualquer lugar! 
Leio, logo viajo! :)

2022-2023- O AEAA a Ler - Ação «Escola a Ler

 

A ação "Escola a Ler", responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, tem como objetivo promover a leitura de forma sistemática e estruturada, bem como criar uma rede colaborativa de trabalho e partilha, assente em objetivos específicos.


A promoção da leitura e a melhoria da competência leitora dos alunos são incentivadas,  proporcionando-lhes a oportunidade de terem acesso a um vasto leque de obras, que contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e cultural, contribuindo para a sua capacitação para uma melhor participação cidadã.  

No âmbito desta ação, as bibliotecas do AEAA, através de uma candidatura, adquiriram novos títulos. 

2022-2023- Semana da Leitura 2023 - Escolas na BMAlmada

 

No âmbito da Semana da Leitura 2023, no contexto das atividades programadas pela Biblioteca Municipal de Almada e pela rede de bibliotecas escolares de Almada, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo assistiram, no Fórum Romeu Correia, no dia 27 de março, pelas 14h30, organizado pela Biblioteca Municipal de Almada ao espetáculo “Livros que Cantam”, uma apresentação de poemas musicados, dinamizada pelo escritor João Pedro Mésseder e pela artista plástica Rachel Caiano. 


Imagens: Rede Municipal de Bibliotecas de Almada (2023) 


Assistiram também a um espetáculo de poesia e canções com o escritor José Fanha e o músico Daniel Completo, no dia 31 de março.


Imagens: Rede Municipal de Bibliotecas de Almada (2023) 


 Os alunos do 9.º ano de escolaridade participaram, na palestra intitulada «Vem conversar com M.G.Ferrey», no encontro com escritores,  uma escritora que descobriu na arte de escrever uma maneira de expressar as suas emoções e criar personagens que tocam o coração dos leitores. Durante a sessão, M. G. Ferrey partilhou as suas experiências enquanto escritora e conversou sobre a importância da empatia nos pode ajudar a compreender e a respeitar as diferenças entre as pessoas. A sessão esteve aberta ao debate e os alunos participaram com muito interesse.



Imagens: BE /ESAA

2022-2023- Semana da Leitura - Ateliê de máscaras da Ópera de Pequim - Mandarim

 

Durante a Semana da Leitura, realizada em nossa escola, as turmas 9.ºF, 10.º e 11.ºC  tiveram a oportunidade de participar em ateliês de mandarim subordinados ao tema «A Ópera de Pequim». Foram ministrados pela Professora Jiang Na, com a colaboração dos alunos de mandarim, em colaboração com a biblioteca escolar.

A ópera chinesa, um manifestação cultural muito rica e expressiva, detém uma história com mais de 2000 anos e foi considerada Património da Humanidade, pela UNESCO, em 2010.  Existem mias de 300 tipos de ópera. 

Os alunos procederam à construção de máscaras da ópera de Pequim, com muito empenho e entusiasmo, que foram expostas na Oficina da Cultura, em Almada, por ocasião da Semana Cultural do Agrupamento, fazendo parte de uma exposição intitulada Do Real ao Imaginário.


2022-2023-Semana da leitura - «É bom ler!» e encontros com escritores

A semana da leitura  decorreu  entre 27 de março e 31 de março. 


As bibliotecas do AE Anselmo de Andrade organizaram um conjunto de atividades, nomeadamente, a hora do conto no 1.º ciclo, «Vou-levar-te comigo!».


Esteve patente também uma exposição intitulada «É bom ler!» que integrou trabalhos de todos os ciclos deste agrupamento de escolas. 


Conversas, na BE da ESAA, com os escritores Jorge Arrimar, Luísa Costa Cabral (organizada em colaboração com a Prof.ª Patrícia Silva da UAEM)  e M.G. Ferrey, proposta pelo do Plano Local de Leitura (CM Almada),  animaram o interesse pela leitura e a escrita dos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, atentos a cada uma das geografias de escrita.





O Diretor do AEAA, Dr. Carlos Almeida, e a Prof.ª Patrícia Silva da UAEM 






A semana da leitura insere-se  «numa iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar. As bibliotecas escolares associaram-se a esta iniciativa desde a primeira edição (em 2007), constituindo-se como as suas grandes impulsionadoras nas escolas.», de acordo com a RBE.