sábado, 10 de setembro de 2022

2022-2023-Mandarim - 中秋节 - Celebração do Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono - 10 de setembro

 O Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono

Comemora-se, hoje, dia 10 de setembro de 2023, o Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono.

Celebrado na China no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, a origem do Festival da Lua, ou Festival do Meio do Outono, está estritamente ligada a uma cultura tradicionalmente agrária, regida pelos ciclos da natureza. 

Os chineses começaram a celebrar o Festival da Lua no início da Dinastia Tang (618-907). Os antigos chineses observavam que o movimento da lua tinha uma estreita relação com as mudanças das estações do ano e da produção agrícola.

Assim, para expressar seus agradecimentos à lua e celebrar a colheita, eles faziam uma oferenda para a lua em dias de outono, período no qual ela se encontra mais brilhante e redonda, ou seja, na lua cheia.

 

Lua Cheia e Brilhante


 

Como muitas datas comemorativas nas culturas orientais, o Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono também tem as suas origens ligadas às lendas. A origem do Festival da Lua vem de uma história passada de geração em geração e está relacionada com a senhora da Lua, Chang’e.


De acordo com uma versão desta lenda chinesa, houve um momento em que 10 sóis surgiram no céu, escaldando a Terra e privando o povo de água e vida. Um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da Montanha Kunlun e abateu 9 dos 10 sóis com arco e flechas, poupando, assim, as pessoas de uma morte terrível. 

Um dia, Hou Yi encontrou a Rainha Mãe, que o premiou com o elixir da imortalidade. O elixir, quando tomado, permitiria que alguém se tornasse imortal e vivesse no céu. Hou Yi deu o elixir à sua esposa Chang’e para que tomasse conta dele. 

Um vizinho soube do elixir da imortalidade e tentou tomá-lo à força de Chang’e enquanto Hou Yi estava fora. Num momento de desespero, Chang’e engoliu a poção, tornou-se imediatamente uma deusa e voou para o céu. Como ela ainda se importava muito com seu marido, ela pousou no local mais próximo da Terra, a Lua. Quando Hou Yi voltou e descobriu que  a sua esposa tinha desaparecido, ficou arrasado. Olhou para o céu para a chamar,  reparou que a Lua naquela noite estava especialmente brilhante e cheia e conseguiu avistar Chang’e.

                                                      A Deusa Chang’e

Changeé



Olhando a Lua

 Ele imediatamente trouxe os bolos favoritos de Chang’e, em oferenda, orarando pelas bênçãos do céu. Desde então, tornou-se uma tradição para as pessoas adorarem o céu e comemorarem com bolos da Lua, ou bolos lunares, aquele dia. Assim, o Festival da Lua se tornou conhecido entre os chineses.

     A família reúne-se e celebra! 


Os chineses acreditam que a lua cheia simboliza reuniões familiares e, por isso, no dia do festival, os membros da família se reúnem para fazer estas oferendas, apreciar a lua cheia e brilhante, beber chá, comer bolos lunares (chinês: 月饼yuèbǐng), passear pelas ruas com lanternas iluminadas e brincar com fogos de artifício.


                                                                        Bolo lunar




                                         Votos de um Feliz Festival da Lua!

                                                               

 中秋快乐!

Zhōngqiū kuàilè!



Imagens selecionadas pela Professora Jiang Na

Texto adaptado a partir do texto do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás-Brasil

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Partiu Sua Majestade, a Rainha Elizabete II, a monarca do sorriso doce com o mais longo reinado da História

A Sua Majestade, a Rainha Elizabete II do Reino Unido, a monarca do sorriso doce, partiu hoje. 




A Rainha Elizabete II subiu ao trono em 6 de fevereiro de 1952 e partiu no ano da celebração do seu Jubileu no cargo. 

Quando subiu ao trono, em 1947, cumpriu a promessa que fez aos 21 anos: 

Declaro diante de todos vós que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, será dedicada a servir-vos e a servir a nossa grande família imperial, à qual todos nós pertencemos”.

Deu posse a 15 primeiros-ministros.  

´


Sucede-a Sua Majestade, o Rei Carlos III, que emitiu o seguinte comunicado:

"A morte da minha amada mãe, Sua Majestade, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família. 

"Choramos profundamente a morte de uma soberana querida e de uma mãe amada. Sabemos que a sua morte vai ser profundamente sentida no país, nos reinos e na Commonwealth, assim como um pouco por todo o mundo"



Deus salve o Rei!
God save the king! 


Mensagem de condolências do Presidente da República ao Rei Carlos



Majestade,

Foi com profunda e sincera consternação e com um imenso pesar que tomei conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II.

Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida.

Estou certo de que Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado.

Para Portugal e para todos os Portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985. Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016.

Confiante nos históricos e inquebrantáveis laços de amizade que unem e continuarão a unir Portugal e o Reino Unido, renovo as minhas mais sentidas e sinceras condolências e apresento a Vossa Majestade a expressão da minha maior estima e consideração pessoal.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa


terça-feira, 6 de setembro de 2022

2022-2023 - As Biblioteca do AE Anselmo de Andrade desejam um bom ano letivo! 😊

 As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (AEAA), em Almada,  dão as boas vindas à comunidade escolar! 😊

E o que podemos fazer na biblioteca escolar este ano?

Podemos requisitar livros, usar os computadores para pesquisar, trabalhar individualmente ou em pequeno grupo, organizar atividades com um número restrito de pessoas, aprender a trabalhar com diversas ferramentas digitais, conversar muito baixinho, relaxar nos sofás, tudo respeitando regras bem definidas, para salvaguarda de todos.

Sempre que precisares pede ajuda às professoras e funcionárias que trabalham na biblioteca. Poderão apoiar-te na escolha das tuas leituras e na execução de trabalhos, nomeadamente na edição de imagem e formatação de texto e dar-te a conhecer novas apps digitais, que possam ser úteis para a realização dos teus trabalhos.  E acolhemos sugestões de ideias para a realização de exposições, debates, palestras, apresentações de livros...

Votos de um bom ano letivo! 😊