quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

2020- Projeto eTwinning eTwT-R-A-I-N - Tolerância, Respeito, Ação, Inovação e Net-cidadão.

 

As turmas 11ºA e 11ºC desenvolvem no presente ano letivo atividades colaborativas com escolas europeias no âmbito do projeto eTwinning eTwT-R-A-I-N. Integrando-se no Ano Europeu do Transporte Ferroviário (2021), o projeto centra-se em vários desafios que visam promover modos de transporte mais sustentáveis bem como a aproximação de alunos e professores de diferentes culturas no espaço europeu. O acrónimo TRAIN remete para Tolerância, Respeito, Ação, Inovação e Net-cidadão.




terça-feira, 1 de dezembro de 2020

1º de dezembro de 2020 - Partiu Eduardo Lourenço - Filósofo, crítico, ensaísta literário

 1º de dezembro de 2020 - Partiu Eduardo Lourenço


«Filósofo, crítico e ensaísta literário associado ao existencialismo, tomou a poesia como fonte preferencial da sua obra. Fernando Pessoa, o Modernismo e Portugal são temas recorrentes nos seus ensaios.

Eduardo Lourenço de Faria, nasceu no Distrito da Guarda em 23 de Maio de 1923.  Estudou no Colégio Militar e licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas em Coimbra. Foi Leitor na Universidade de Grenoble e tornou-se professor jubilado em Nice em 1988.

Recebeu vários prémios ao longo da carreira dedicada às artes e letras e publicou uma extensa lista de ensaios como Heterodoxia I e II, O Labirinto da Saudade – Psicanálise Mítica do Destino Português, ou Fernando, Rei da Nossa Baviera.

O documentário “Regresso sem Fim” de Anabela Saint-Maurice viaja das origens, às reflexões e obra de um dos maiores pensadores do século XX.»,  in  RTP Ensina


Eduardo Lourenço fala da importância da leitura






1º de Dezembro de 1640

 

1º de dezembro de 1640

Ocupação castelhana e um povo que queria manter a sua independência! 

Quarenta conjurados resgataram-na, no dia  1º de dezembro de 1640, instaurando a 4ª dinastia - A  casa de Bragança. Com a aclamação do rei D. João IV, o RestauradorPortugal recupera a sua independência. 



Saiba mais na RTP ensina

1- Com vingou a Restauração

2- Restauração

1 de dezembro - DIA DA ANTÁRTIDA

 

 Os Embaixadores do Ambiente do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade participam hoje, num evento alusivo ao Dia da Antártida.

O Dia Internacional da Antártida comemora-se no dia 1 de Dezembro porque assinala a data de assinatura do Tratado da Antártida, em 1959 que estabelece proteção ao continente antártico e cooperação entre todas as nações que nele realizam investigação.

  A Antártida é um dos sete continentes da Terra localizados no Oceano Antártico, não é propriedade de nenhum país, nem possui nenhuma bandeira.

É amplamente coberto por gelo e o habitat dos animais é no oceano. O Tratado para a Antártida, assinado a 1 de dezembro de 1959, a que Portugal aderiu em janeiro de 2010, aplica-se ao continente antártico e ao oceano circundante a 60 graus de latitude sul e estabelece a proteção do continente antártico e a cooperação entre todas as nações que nele realizam investigação.  

Todas as revindicações territoriais sobre a Antártida foram postas de lado pelo Tratado da Antártida.

Existem estações de pesquisa representando as diversas nações.

Na Antártida, os cientistas estudam o clima global e ecossistema marinho, trabalhando em conjunto, como já foi mencionado, e partilhando informação a nível global.


 De acordo com a FCT, «A importância do estudo das regiões polares assenta na variedade de informação possibilitada, relativamente ao sistema climático global e respetivas alterações e a reconstituições paleoambientais, bem como no conhecimento proporcionado em múltiplos domínios como sejam a oceanografia, a ecologia, a microbiologia, a glaciologia e o espaço. Desta forma, para além do potencial que a região polar encerra em si mesma, a especificidade das suas características presta-se a analogias fundamentais para a compreensão e a previsão das dinâmicas de outros ambientes e planetas.

Os cientistas portugueses têm vindo a desenvolver a sua atividade nas regiões polares beneficiando da colaboração de países com estabelecimentos nestas áreas. A autonomia da comunidade científica nacional dedicada à investigação polar e a boa continuidade dos trabalhos encetados revelaram carecer de uma estrutura logística própria para assegurar a sustentabilidade e a consolidação da atividade aí desenvolvida.»

Fontes:

Portal Polar Português 

FCT – Fundação para a Ciência eTecnologia