terça-feira, 24 de maio de 2022

100 anos de Saramago - Comemoração - Leituras Centenárias e Exposição

A Biblioteca do AE Anselmo de Andrade aderiu à iniciativa “Leituras Centenárias”, promovidas pela Fundação José Saramago, em parceria com a RBE- Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura. 

Os alunos da EB/JI Feliciano Oleiro, T. Falé e J. P. Meneses, e da EB/JI n.º1 do Pragal, A. S. Silva e R. Martins, leram o conto A Maior Flor do Mundo, de José Saramago,  no dia 16 de novembro, ao mesmo tempo que a iniciativa decorria em diversas escolas e diversas geografias.



A Biblioteca do AE Anselmo de Andrade promoveu, também, uma exposição em que os alunos, construíram «a maior flor do mundo», pétala a pétala, tendo ficado com a perceção do contributo de todos nesta tarefa. Nas pétalas, alguns dos alunos expressaram os seus maiores anseios e desejos. 



A BE divulgou também, cita, «uma exposição de caricatura internacional, disponível no website do Alameda Shopping que reúne um conjunto de caricaturas que integraram o 15.º PortoCartoon, realizado em 2013 sob o tema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" e apresenta, através de uma mostra virtual, os trabalhos premiados, os finalistas e alguns dos selecionados pelo júri internacional dessa edição», bem como elaborou uma mostra com informação biográfica e bibliográfica sobre José Saramago.