sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

12 fevereiro | O ano do Boi - Ano Novo Chinês | A Festa da Primavera

O ano do Boi - Ano Novo Chinês 

A Festa da Primavera


12 de Fevereiro de 2021

Pela Terra inteira, a azáfama é muita para saudar o Ano Novo Chinês de 4718. Este ano  festeja-se sob o signo do Boi de Metal, que tem como características o trabalho árduo, o apego às tradições, a procura de segurança e estabilidade, a disciplina, a observância de regras de conduta, a perseverança e a resiliência. 




O calendário chinês remonta a 14 séculos a.C. e é simultaneamente solar e lunar.  
A China só adotou o calendário gregoriano (1582), por determinação do Presidente Mao Tsé-Tung, no dia 1 de outubro de 1949.

Os chineses sempre associaram o seu dia a dia à natureza, principalmente aos animais, devido à sua forte ligação à agricultura. Um rio a serpentear, pode ser comparado, por exemplo a um dragão, tal como o rio Heilongjiang [ 龙江 ],

A partir da dinastia Qing (1644-1911), os anos começaram a ser representados por animais.

De acordo com a tradição, Buda convidou todos os bichos à face da terra para uma festa, Porém, somente alguns compareceram, pela seguinte ordem:  primeiro o rato, a que se seguiram o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cão e o javali.

Segundo a tradição chinesa, cada ano corresponde a um animal num conjunto de doze.  

Cada um dos 12 signos está associado a cinco elementos (五行wŭ xíng: "cinco" [Wu] e "andar" [Hsing/Xíng]), água (), madeira (), fogo (), metal () e terra (), que se repetem em ciclos de 60 anos. Este ano celebra-se o Ano do Boi de Metal. 


2021, ANO DO BÚFALO 

 Lenda de Ano Novo Chinês 


contada pela Madga, monitora do serviço educativo do Museu do Oriente





O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera, é a data mais importante para todos os chineses. Celebra-se com fogo-de-artifício (bàozhú), a partir da meia-noite, para espantar «Nián» um animal mítico e feroz, e visitam-se os familiares. Embrulham-se presentes em papel vermelho, sinbal de felicidade, alegria e boa sorte,  e oferece-se dinheiro às crianças num envelope vermelho muito belo (紅包hóngbāo), que simboliza a sorte, onde se encontram inscritos os votos de felicidades ( - FÚ):


Na véspera, faz-se uma limpeza profunda à casa, colocando cartazes dirigidos às divindades nas portas da frente. O símbolo  FÚ, também é colocado em todas as portas dentro de casa, de cabeça para baixo, o que significa a chegada da fortuna e da felicidade no ano novo. 

O jantar de família tem um menu muito rico e diversificado. O prato principal é peixe  [yú]. Simmboliza a prosperidade e a abundância do novo ano que está a chegar (Paulinas, 2019), símbolo que também aparece na expressão  (nián nián yǒu yú), que significa «que a abundância te acompanhe todos os anos».  Deseja-se um Feliz Ano Novo:  

 新年快乐! Xīn Nián Kuài Lè!


O início do ano chinês é conhecido como o momento do maior fluxo de migração mundial. Milhares de chineses, dentro e fora da China, fazem os possíveis e os impossíveis para voltar a casa e participarem nos encontros e jantares de família que acontecem nesta época do ano. Porém, este ano, devido à pandemia, tal como no resto do mundo, há grandes restrições à mobilidade e as celebrações terão de ser muito mais modestas. 

De qualquer modo, não faltarão as canções de Ano Novo: 


As festividades prolongam-se durante 15 dias e os chineses deslocam-se por toda a China para celebrar com a família. No último dia, encerram-se com o Festival  das Lanternas, 元宵節” (Yuánxiāojié), que remonta à dinastia Han (206 a.C a 220 d.C), assinala retorno da primavera e simboliza o reencontro de família. 

Em tempos de isolamento como este, em que os encontros se tornaram preciosos, o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada, com ensino do mandarim como língua estrangeira (LE III), deseja-lhe um Bom Ano Novo Chinês! 

 新年快乐! Xīn Nián Kuài Lè!

12 de fevereiro - Ano do Boi - Ano Novo Chinês - Aprenda Mandarim! :)

 

Hoje, celebra-se o Ano Novo chinês -  O Ano do Boi -  e o Festival da Primavera!

 新年快乐! Xīn Nián Kuài Lè!

Feliz Ano Novo!

Esta é uma ocasião interessante para se decidir a aprender mandarim, uma decisão assaz desafiante!

Em Portugal, há três Institutos Confúcio (Hanban), na Universidade do Minho, inaugurado em dezembro de 2005,  na Universidade de Lisboa, em abril de 2008, e a mais recententemente,  na Universidade de Aveiro, em abril de 2015, onde se pode aprender a língua e a cultura chinesas, nomeadamente online. 

Também se pode aprender em escolas portuguesas, como língua estrangeira III. O ensino é promovido pelo Hanban-Instituto Confúcio, na China, que é o congénere do nosso Instituto Camões.

Vários alunos do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade em Almada, já o fazem desde 2015! Fomos uma das primeiras cinco escolas públicas pioneiras no ensino do mandarim. 

Tivemos o privilégio de ter connosco os seguintes professores: 

2015-2017 - Guan Xudong 

2017-2018 - He Hongyang

2018-2019 - Song Bowen

A Prof.ª Yang Ruixia exerce funções na nossa escola secundária, como professora de mandarim, desde 2019. 

Sobre a aprendizagem do mandarim, o Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, na sua página levanta a seguinte questão: 

Porquê aprender Mandarim (Língua Oficial Chinesa)? 

Porque, responde o Instituto Confúcio da ULisboa: 

• é uma língua em grande desenvolvimento no mundo;

• abre as portas para uma das culturas mais antigas e fascinantes, permitindo apreciar melhor o seu vasto património cultural;

• a China é uma economia crescente a nível mundial, sendo já uma grande potência económica com interesses em países de língua oficial portuguesa;

• ter conhecimentos de chinês é um elemento diferenciado num CV e no ambiente de trabalho;

• em termos empresariais é extremamente útil e ajuda a cimentar relações com parceiros comerciais chineses;

• aprender uma língua tão diferente da língua materna e ser capaz de a falar, bem como de ler e escrever os caracteres chineses é um desafio e uma atividade estimulante com benefícios a vários níveis.


Shao Lan Hsueh explica-lhe «como reconhecer as ideias por trás dos caracteres e o seu significado, construindo conceitos mais complexos, a partir de algumas formas simples. Chamem-lhe "chinês fácil"», refere a TedTalks. 



E como é que se escrevem os catacteres? 






Vá lá! :) Decida-se e divirta-se! Aprenda Mandarim! :)


 新年快乐! Xīn Nián Kuài Lè!

Feliz Ano Novo!




希望新的一年所有人身体健康、平安喜

Xīwàng xīn de yī nián suǒyǒu rén shēntǐ jiànkāng, píng'ān xǐlè!
Saúde, segurança e felicidade é o que lhe desejamos no Ano Novo!


#china #mandarim #tons #competição #oralidade #chines #institutoconfucio #confucio #educação


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Divulgamos - 13 de fevereiro - 17h30 | Competição dos tons - O Mundo mágico dos tons na língua chinesa - Instituto Confúcio - Universidade do Minho

 

Competição dos tons -  O Mundo mágico dos tons na língua chinesa

«O Instituto Confúcio da Universidade do Minho tem a honra de os convidar a assistir à Final do Concurso “O MundoMágico dos Sons e Tons da Língua Chinesa”, a qual será transmitida em direto na página de Facebook do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, no dia 13 de fevereiro, no seguinte horário:

Nível I - 17h30
Nível II - 18h30
Nível III - 19h30


https://www.facebook.com/confuciouminho.instituto


Este concurso tem como principal objetivo estimular o entusiasmo e interesse para a língua e a cultura chinesas dos nossos alunos, dando-lhes a oportunidade de demonstrar as suas aptidões, neste caso em específico, a oralidade.

Contamos com a vossa presença!»

#china #mandarim #tons #competição #oralidade #chines #institutoconfucio #confucio #educação










Divulgamos - 13 de fevereiro- 17h00 | Ano Novo Chinês - workshop online- Saber mais sobre as tradições na passagem de ano chinês! Ano Novo Chinês - workshop online - Instituto Confúcio da UAveiro

No dia 12 de fevereiro, celebra-se  o Ano Novo Chinês, que este ano se festeja sob o signo do Boi de Metal, que tem como características o trabalho árduo, o apego às tradições, a procura de segurança e estabilidade, a disciplina, a observância de regras de conduta, a perseverança e a resiliência. 

Deste modo, divulgamos, via DGesTe - Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares,   que os diretores do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, Sr. Professor Carlos Morais e sr. Professora Han Ying, convidam a participar no workshop do «Ano Novo Chinês 2021 – Ano do Boi», que, este ano, devido à pandemia, será online.


Acede-se a esta sessão online,  que se realiza no dia 13 fev. 2021 , às 17h00 (GMT),  através do seguinte link: 

 https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tZ0rfuqopj4qHtd9UdaZHUcMS4gfbqGo2-dE 

Participe! Aprenda mais sobre as tradições na passagem de ano chinês! 


Créditos da imagem: Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro


Divulgamos - 12 de fevereiro - 18h30 | Instituto Confúcio - ULisboa- Comemoração do Ano Novo Lunar Festival da Primavera - Ano Novo Chinês – Ano do Boi - 2021

 

Comemoração do Ano Novo Lunar

Festival da Primavera - Ano Novo Chinês – Ano do Boi - 2021

Celebração e Comemoração do Festival da Primavera /  Ano Novo Chinês / Ano do Boi

Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa

ZOOM meeting ID: 890 4350 0286

Dia 12 de Fevereiro de 2021, pelas 18h30 (GMT) 


Com a participação da professora de mandarim do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada, Prof.ª Yang Ruixia. 




Divulgamos - 12 de fevereiro - 21h30 | Convite - Concerto de música tradicional chinesa - Zhu Fengping, professora do Instituto Confúcio da Universidade do Minho

Novo Ano Chinês 2021 - Ano do Boi 

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho, como celebração do Novo Ano Chinês 2021, Ano do Boi, convida toda a comunidade a assistir a um pequeno concerto de música tradicional chinesa.


Será transmitido em direto, no dia 12 de fevereiro, pelas 21h30, através do seguinte link: 
https://fb.me/e/gPxn9rmTP 

 Zhu Fengping, professora do Instituto, tocará cinco peças tradicionais, no guzheng.

Programa:

1.《喜洋洋》
“Radiante de alegria”

2.《步步高》
“Passo a passo, cada vez mais alto”

3. 《渔舟唱晚》
“Canção de um barco de pesca ao entardecer”

4. 《浏阳河》
“Rio Liuyang”

5. 《战台风》
“A batalha do tufão”



Link do Evento: https://fb.me/e/M8Uqw8g9

#anonovochines #anodoboi #concerto #china #mandarim #institutoconfucio 
#confucio


«O Guzheng é um instrumento de cordas genuinamente chinês, com caixa de madeira levemente abaulada com 21 cordas repartidas em cinco ordens, com cavaletes móveis. Trata-se de um instrumento popular utilizado na música do sul da china, desde o século II a.C., que ganhou importância na música Imperial a partir do século VI.», refere o Instituto Confúcio da Universidade do Minho.


Guzheng - Instrumento musical chinês tradicional


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Divulgamos - Publicação do eBook 2020 - Projeto Europeu Read On

 

eBOOK 2020 - PROJETO READ ON

O projeto europeuREAD ON publicou o presente eBook divulgando os melhores trabalhos e as atividades  desenvolvidas no ano letivo 2020, no âmbito do projeto. 

O AE Anselmo de Andrade participou nos encontros com Diogo Piçarra, Jonathan Stroud e Louise O’Neill (este último online), no Festival READ ON Almada, nas atividades Book Advising, Ask the Author, FanFiction e no concurso de escrita criativa, sob a coordenaçãpo da Prof.ª Rita Neves. 

É com muito gosto que destacamos a participação da nossa aluna Ana Alves,  vencedora do concurso de escrita criativa, categoria A, edição 2020 do projeto READ ON com o texto “Fear of a Dark and Sad Future”.


 

Link de acesso ao eBook:

https://drive.google.com/file/d/12D-42tvTGgJKHOiixUrU1xS3Lj4X-lOh/view?usp=sharing  


Escolhe a 11ª Árvore Europeia do Ano até 28 de fevereiro - Embaixadores do Ambiente

 


Escolhe a 11ª Árvore Europeia do Ano

 

Desde há 11 anos que o projeto «Árvore do Ano», parte à procura de árvores com as histórias mais importantes.

 

Os Embaixadores do Ambiente do AE Anselmo de  Andrade já começaram a votar! :) 

As votações decorrem entre os dias 1 e 28 de fevereiro de 2021. Quando votar selecione sempre duas árvores.

 

Os votos da última semana (de 22 a 28 de fevereiro) serão secretos, logo os resultados preliminares não poderão ser consultados através do site da árvore do ano.

 

VOTE AQUI!


Os resultados serão anunciados na Cerimónia de Entrega de Prémios, a 17 de março.

 

 

#ecoescolasficaemcasa

#anselmodeandrade

https://www.treeoftheyear.org/

2021- Fevereiro - Ilustrações - Embaixadores do ambiente do AEAA - Dia Mundial das Zonas Húmidas

Os Embaixadores do Ambiente do AE Anselmo de Andrade (AEAA), no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas  que se celebrou a 2 de fevereiro realizaram várias ilustrações muito interessantes que divulgamos: 


Alunos do 2º ciclo






Alunos do ensino secundário





E o que são zonas húmidas? 

O ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas define-as como «zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo zonas ribeirinhas ou costeiras a elas adjacentes, assim como ilhéus ou massas de água marinha com uma profundidade superior a 6 m em maré baixa, integradas dentro dos limites da zona húmida».


#HáVidaNasZonasHúmidas

 #ecoescolasficaemcasa

#anselmodeandrade

 

#WorldWetlandsDay

#RestoreWetlands

 

 


9 de fevereiro - Dia da Internet + Segura 2021

 

Campanha Dia da Internet Mais SeguraAtividades de Cidadania Digital nas Escolas


Assinalamos a celebração do Dia da Internet Mais Segura, no dia 9 de fevereiro de 2021, sob o tema «Juntos por uma melhor internet»

Trata-se de um evento que é assinalado em mais de 100 países, pela relevância de que se reveste.


O Centro Português da Internet Segura existe para promover um melhor uso da internet e tecnologias móveis entre as crianças e os jovens. Pode aceder também aqui.

#diadainternetsegura
#safeinternetday
#ecoescolasficaemcasa #anselmodeandrade