segunda-feira, 9 de maio de 2022

Divulgamos - 2022- 1 de fevereiro | Celebração do Ano Novo Chinês - O Ano do Tigre

O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (AEAA) oferece a disciplina de Mandarim como língua estrangeira, no ensino secundário. 

No âmbito do Projeto-piloto do ensino do Mandarim,  o AEAA celebrou o Ano do Tigre!

Os alunos do ensino secundário construíram lanternas alusivas às festividades, escreveram os seus signos em caracteres chineses e colaboraram na montagem da exposição sobre as tradições desta época festiva, orientados pela Professora Jiang Na. 



Participaram também num concurso de enigmas com caracteres chineses. O concurso de enigmas em português foi aberto a toda a escola. Os prémios consistiram em marcadores com paisagens chinesas. Há medida que os alunos foram resolvendo os enigmas, foram-se acendendo as lanternas para dar início ao Festival da Primavera. 


Decorreram, também na biblioteca escolar, cinco ateliês de escrita de caracteres e construção de lanternas chinesas, para a Festa da Primavera, dirigido aos alunos do 9.º ano de escolaridade, no sentido da sua sensibilização para o estudo do mandarim. Participaram com muita curiosidade e interesse.




As atividades foram organizadas pela Biblioteca Escolar, em colaboração com a docente de Mandarim, Profª Jiang Na. 

Divulgamos - 2.º lugar atribuído a aluna da ESAA no 1.º Concurso de Discurso em Mandarim para alunos do ensino secundário [2020-2021]

 

A aluna Jéssica Silva, da turma D do 12.º ano, da Escola Secundária Anselmo de Andrade com 2.ºe 3.ºciclo do concelho de Almada, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, participou no ano letivo 2020-2021, no 14.º  Concurso Mundial «Chinese Bridge» e 1.º Concurso de Discurso para alunos do ensino secundário, organizados pela embaixada da República Popular da china, integrado no projeto -piloto do ensino do Mandarim em escolas portuguesas. Perante a fluência e a eloquência do seu discurso, foi-lhe atribuído o 2.º lugar, pelo que está de parabéns. As felicitações são extensivas à Srª Prof.ª Yang Ruixia, que lecionou a turma de Mandarim do 11.ºD no ano letivo 2020-2021, que a aluna frequentava, e que a orientou na preparação do discurso. 

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no dia 11 de fevereiro de 2022 e foi organizada pela biblioteca escolar. Contou com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Prof. Carlos Filipe Pacheco Lopes Calvário de Almeida, a turma D do 11.º ano de escolaridade, a nova professora de Mandarim, Prof.ª  Jiang Na, e a Coordenadora da Biblioteca Escolar, Prof.ª Vanda Cândido  e a equipa da BE. 

Entre outras lembranças, a embaixada da República Popular da China presenteou a aluna com um marcador de livros encimado por uma personagem da Ópera de Pequim. 

Diretor do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Prof. Carlos Filipe Pacheco Lopes Calvário de Almeida, nesta ocasião, recordou aos alunos da turma D do 11.º ano de escolaridade  a importância no investimento no estudo das línguas estrangeiras, nomeadamente o Mandarim, pelas oportunidades profissionais que oferecem.