sábado, 9 de maio de 2020

Divulgamos - Programa Almada Solidária - Câmara Municipal de Almada


O que é o Plano Almada Solidária?



A Câmara Municipal de Almada (CMA) aprovou, esta quinta-feira, dia 7 de maio de 2020, em Reunião de Câmara, o Plano Almada Solidária (PAS), com o objetivo de reforçar o apoio aos cidadãos que se encontrem em situação de vulnerabilidade e fragilidade económica.

As respostas sociais do PAS passam, entre outras medidas, pela:

- Disponibilização de bens de primeira necessidade;
- Farmácias sociais para ajuda na aquisição de medicamentos;
- Linha de apoio para pagamento de despesas urgentes;
- Distribuição de máscaras reutilizáveis à população;
- Apoio suplementar às associações e coletividades almadenses, na sequência da pandemia COVID-19.

São três programas distintos (Almada Emergência, Almada Próxima, Almada Cuida) com o objetivo comum de reforçar os mecanismos de respostas sociais do Município a curto, médio e longo prazo.

Contacte a Linha de Emergência Social (800 10 20 40), se vive em Almada e necessita de ajuda de emergência.

Ler mais aqui!


Mensagem de Sua Excelência a Presidente da Câmara, Inês de Medeiros
sobre o lançamento do Plano Almada Solidária




Créditos da imagens: Câmara Municipal de Almada

9 de maio - Dia da Europa

Hoje celebra-se o Dia da Europa! 

Solidariedade é a palavra que se impõe nestes tempos de pandemia em que vivemos, na Europa, e sempre! Solidariedade dos países europeus entre si e para com o mundo. 
Como referiu Robert Schumann, um dos pioneiros da construção da União Eurpeia, tornam-se necessários «esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam».
A União Europeia tem como hino o poema de Friedrich Schiller «Ode à alegria», no qual Ludvig van Beethoven se inspirou para o quarto andamento da sua 9ª Sinfonia: 

Hino à Alegria - Beethoven (9ª Sinfonia) | concerto "Orquestra Geração" (HD)


Ainda no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, no dia 9 de maio de 1950, a Declaração Schuman foi proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, num discurso que durou 10 minutos.
No seu discurso, mencionou Schumann, «A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam.» e «A Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto
Propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores, o que veio a acontecer em 1952. A CECA, cujos membros fundadores foram a França, a República Federal da Alemanha, a Itália, os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo,  foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia, que é constituída por 27 países



União Europeia - Infominuto



sexta-feira, 8 de maio de 2020

Divulgamos - Espaço de Bem-Estar do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade em Almada



Vivemos hoje tempos diferentes onde se impõe cuidar do bem-estar de cada um e dos outros.

Cientes desta necessidade na Estratégia de Ensino @ Distância privilegiamos um espaço semanal de meditação individual ou em família. 

Assim, convidamos todos a reservarem um tempo semanal, ou diário,  para se reequilibrarem.


Sugerimos que: 

a) Respire bem durante um bocadinho



b) Cuide do seu corpo



Estas propostas são uma oferta do Professor Pinto Gouveia, da Universidade de Coimbra e da Associação Portuguesa para o Mindfulness, no âmbito da parceria que existe com a Associação Mentes Sorridentes e desta associação com o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.

Esta é uma aposta do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade para promover o bem-estar global de pais, filhos e colaboradores.

Esta sugestão pretende constituir-se como um momento de bem-estar. Sozinho ou em família desfrute….



A Direção do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

terça-feira, 5 de maio de 2020

5 de maio de 2020 - Dia Mundial da Língua Portuguesa

Celebremos a nossa língua!
5 de maio


No âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, divulgamos a mensagem do PNL2027 - Plano Nacional de Leitura 2027
  
«Ler e escrever é ler e escrever em português. A língua e o seu uso, tanto do ponto de vista funcional como do criativo e literário, não pode, assim, deixar de ter para a ação do Plano Nacional de Leitura a maior relevância.
O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial) e é a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como a língua de trabalho ou oficial de organizações internacionais como a União Europeia, a União Africana ou o Mercosul.
É uma língua cada vez mais global, prevendo-se que, no final deste século, seja falada por 500 milhões de pessoas, o que lhe confere uma dimensão mundial que é justamente celebrada.  
No dia das comemorações mundiais, e não sendo possível realizar iniciativas de caráter presencial, não quisemos deixar de homenagear a língua portuguesa apresentando vários olhares sobre ela, na companhia dos textos de escritores, a quem saudamos especialmente, de investigadores, professores, políticos, leitores e todos os falantes de português. No dia de hoje, propomos-lhe aqui falar português, ler português, escrever português, pensar português e, até, jogar português.» Texto: PNL2027

Teresa Calçada
Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 

Ler mais em PNL2727 

Pode consultar ainda:

Visite também:  

O testamento da língua portuguesa

«A língua é uma tão essencial expressão da identidade dos povos, um tão indispensável instrumento de afirmação no mundo, que não devem estranhar-se as discussões não apenas técnicas, mas também apaixonadas, que rodeiam as intervenções directivas de qualquer origem, e certamente com destaque para as que envolvem a soberania. É um valor essencial que a cidadania não pode deixar de acompanhar, e que exige que todas as dúvidas e inquietações que rodeiam os processos decisórios fiquem na memória vigilante da evolução que requer cuidados, recebe criatividades que surpreendem, mas sem perder a qualidade de ser a pátria que não é só nossa, mas é nossa.»

Adriano Moreira, A Língua Portuguesa e o acordo ortográfico 
Comunicação apresentada na Assembleia da República a 7 de abril de 2008




Evento comemorativo