domingo, 23 de abril de 2017

Divulgamos- Fevereiro 2017 | Ler a meias...em quarto crescente com Manuela Caeiro

Em fevereiro, as turmas do 4º ano de escolaridade das escolas EB/JI Feliciano Oleiro e nº 1 do Pragal, tiveram o privilégio de receber a visita a Professora manuela Caeiro para mais uma sessão «Ler a meias... em quarto crescente. 

É com muito entusiasmo e grande envolvimento que participam nestas sessões mágicas em que o livro reina.  

No blogue «Ler a meias em quarto crescente» da Professora Manuela Caeiro,  obtivemos o seguinte registo, que citamos: 

«Mistérios à volta do mar... em terras do Pragal


Começámos com um conto por ponto (uma adivinha) de Bru Junça:
«Altos castelos
Lindas janelas
Abrem e fecham
Ninguém mora nelas».
O que é, o que é?.....


De olhos bem abertos, observámos a capa de Um homem de mar e retratámos essa personagem. Depois, de ouvidos à escuta, lemos a meias... e todos ficaram a conhecê-lo melhor: humor instável como o mar, nem bom nem mau, mas capaz de se enfurecer...
Quem o queria para noivo?...
Houve candidatas, mas poucas. As que lhe admiraram a imaginação.

O poema Mistérios apresentou um verdadeiro homem do mar: um esforçado pescador...

A sessão acabou com uma narração oral. A história de um outro pescador que tudo perdeu em dia de temporal. E da noiva que lhe abriu os olhos...
Uma história de Esther de Lemos (há muito esgotada) que pode ser lida integralmente, em PDF disponível na Web.

Uma história contada, olhos nos olhos: o momento preferido de ambas as turmas de 4º ano do Pragal, na passada 5ª feira (disseram) . Gostaram "de tudo" (acrescentaram).

Foi a nossa 1ª sessão deste ano.

Até para a próxima!»
Bibliografia:
Bru Junça, Conto por ponto, ?
Matilde Rosa Araújo, Mistérios, Livros Horizonte
Rodolfo Castro e Manuel Monroy, Um homem de mar, GATAfunho

Webgrafia:




Divulgamos - Janeiro-2017| Projeto SOBE- Saúde Oral Bibliotecas Escolares

A atividade dinamizada pela biblioteca escolar, no âmbito do Projeto SOBE-Sáude Oral Bibliotecas Escolares, envolveu cerca de 500 alunos do Pré-Escolar ao 4º ano de escolaridade das EB/JI Feliciano Oleiro e nº 1 do Pragal.  

Os alunos do pré escolar assistiram ao filme baseado no livro Kiko, o Dentinho de Leite de Manuela Mota Ribeiro, com música de Sofia Ribeiro,  e debateram sobre as questões que levanta em torno da saúde oral. 



Os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade assistiram por sua vez ao filme Tom em missão de saúde bucal, seguido, também de debate. 




Após o filme, focalizaram-se num excerto do mesmo (entre os minutos 6:06-6:25) em puderam observar em maior detalhe como se procede a uma escovagem correta.

Divulgamos - Novembro 2016- «Que animais são os mais populares» | Análise de dados - Aprender com a Biblioteca Escolar

As turmas do 2º ano da EB/JI Feliciano Oleiro, na atividade realizada na biblioteca escolar em 30 de novembro de 2016 e integrada no referencial APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR desenharam os animais mais populares na turma e falaram sobre eles. 

Seguidamente, procederam a uma leitura estatística das ilustrações,  no âmbito da atividade desenvolvida, observando as diferenças de escolhas quanto ao género e ordenaram os animais pelas suas características. 

Tratou-se de um projeto direcionado para a análise de dados que investiga que animais são os mais populares na turma e se existem diferenças nas escolhas entre rapazes e raparigas e em determinado grupo etário, permitindo por em prática a recolha de dados e a análise dos mesmos. 

A turma A do 2º ano procedeu, depois, em sala de aula, à criação de uma lista de preferências e de um gráfico de barras.

A biblioteca escolar divulgou, junto dos alunos, o site PORDATAKIDS 
               

Crédito da imagem: Dreamstime

Divulgamos - Novembro 2016 | Leitura e ilustração - Cidade Marinha | Projeto Mar de Leituras

Em Novembro, as turmas da pré-escolar e de todos os anos de escolaridade das EB/JI Feliciano Oleiro e nº1 do Pragal, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, numa atividade designada «Cidade Marinha» realizada pela biblioteca escolar e integrada no Projeto «Mar de Leituras»  leram o poema da escritora brasileira, Isabel Furini, intitulado «Bichos do Mar».

Debateram sobre os valores aí impressos: a autoestima, a solidariedade, o trabalho colaborativo, o sentido de comunidade, as vocações,  os sonhos, o mar e a sua preservação e ilustraram o poema de que transcrevemos o seguinte excerto: 




«Numa cidade marinha
morava uma jovem Sardinha.


Era cidade de artistas,
cantores, bailarinos e malabaristas.»



Bibliografia: Furini, I. (2006), «Bichos do Mar», Coleção Corujinha e os Filósofos, Brasil, Ed: Bolsa Nacional

23 de abril - Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor 2017 | Divulgamos - Osman, O Pescador- Projeto Livros Falados

No Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor 2017 divulgamos a iniciativa ‘LIVROS FALADOS' que decorreu no ano letivo de 2015-2016 e foi aberta a todas as escolas e destinada  aos alunos do pré-escolar, 1º e do 2º ciclos.
Tinha como pressuposto o desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, bem como desenvolver projetos, sujeitos a dois temas distintos (em conformidade com os objetivos do PNL e das Metas Curriculares).

Os alunos do 3º ano de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro e a EB/JI do Pragal concorreram sob a temática «Os Oceanos» e desenvolveram o projeto ao longo do ano letivo. 

As atividades desenvolveram-se em diferentes componentes – leitura em voz alta; registo sonoro; registo em texto; registo gráfico/cartaz.

A escolha dos cartazes realizados manualmente foi sujeita a votação dos alunos.

A leitura em voz alta para o reconto do conto «Osman, o Pescador» de Anne Hoffmann foi feita em várias vozes. 

Esta actividade foi desenvolvida em parceria com a biblioteca escolar, o professor titular de turma e as professoras de Introdução à Programação. Alguns dos registos foram feitos no passaporte de leitura.


Na EB/JI do Pragal, os alunos acahram divertido terem, na escola, uma gaivota visitante, patente nas fotografias, e o facto de o conto dar notícia de duas gaivotas muito impacientes que só desejavam peixe. 

Em ambas as escolas, os alunos realizaram o trabalho proposto de forma atenta e cuidada, divertiram-se muito e consideraram o projeto muito interessante.