terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Contos Lusófonos - O Principe Encantado

A biblioteca foi à sala do 3º B na escola do Pragal e propôs a elaboração de um portfólio, cujo tema são os países Lusófonos. Começámos  com um conto tradicional do nosso país. Fomos transportados  para um cenário de uma casa velha, enfeitiçada por uma bruxa, onde uma menina corajosa transforma um pássaro em príncipe. Recontámos a história que ficou assim:


O Príncipe Encantado

Eram três irmãs que estavam  numa caminhada e chegaram a uma estalagem. Foram recebidas pela estalajadeira que lhes disse que não tinha quartos.
Sugeriu-lhes que fossem para uma casa velha que ficava atrás de três árvores. Quando entraram, ficaram assustadas e tiraram à sorte para saber qual das três iria ficar a tomar conta enquanto as outras dormiam.
A mais nova que era mais corajosa, ofereceu-se para dormir no sofá da sala. Quando estava a dormir, ouviu uma voz que dizia:
- Caio ou não coio?
A menina de uma forma despreocupada respondeu:
- Olha, cai par aí!
Ouviu-se um barulho e caiu um molho com sete chaves pela chaminé. Ela agarrou nas chaves e foi experimentá-las nas sete portas da casa. Na última porta encontrou um poço seco.
Vinda do poço, apareceu um homem vestido de preto que lhe perguntou se ela queria ir às cavalitas para dentro do poço. Enquanto desciam falou-lhe do feitiço lançado pela bruxa e pediu-lhe que beijasse o pássaro negro.
Quando chegaram ao fundo do poço a menina beijou o pássaro e ouviu-se uma explosão. A casa passou a palácio e apareceu o rei, a rainha e o príncipe. Ele pediu à menina que casasse com ele. Fizeram uma grande festa no palácio.



Sem comentários:

Enviar um comentário