segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Divulgamos - 13-Outubro - 10h13 - A Terra Treme- Exercício de proteção civil no Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

A TERRA TREME

O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no passado dia 13 de outubro (Dia Internacional para a Redução de Catástrofes), pelas 10h13

Trata-se de um exercício de preparação para o risco sísmico,  proposto pela ANPC- Autoridade Nacional de Proteção Civil (1).

Na Anselmo de Andrade, nas aulas de Biologia e Geologia e Ciências Naturais, os alunos também participaram. Sob orientação dos professores, e após a devida informação sobre a importância de se treinarem gestos essenciais, alunos de turmas do 5º, 7º e 11º anos cumpriram o exercício exatamente às 10h13.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXARPROTEGER E AGUARDAR.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?
Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais.

Saiba mais em www.aterratreme.pt

O Grupo de Biologia e Geologia

Publicado em Segunda, 16 Outubro 2017 10:20 
(1) Texto acrescentado pela biblioteca escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário