domingo, 20 de janeiro de 2019

Divulgamos| -Agenda 2030 - SEA of WONDERS - Vida na Água OBJ 14 - Projeto eTwinning


SEA of WONDERS - Share, Empower and Accept é um projeto europeu eTwinning em que participam o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, situada em Almada,  e outras escolas europeias que geograficamente confinam com o mar.  


Este projeto insere-se, na Agenda 2030,  no âmbito do objetivo 14 de Desenvolvimento Sustentável - Vida na Água: “Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” da ONU- Organização das Nações Unidas, que se refletirá nos trabalhos produzidos pelos alunos.

O projeto eTwinning "Sea of Wonders propõe uma reflexão sobre a biodiversidade dos oceanos, a preservação do património natural e do património cultural ligado ao mar, capacitando os alunos para a importância da proteção dos oceanos e da vida marinha.



BLUE, a mascote, foi criada pelo Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade e é assim denominada por votação de todos os países envolvidos.

BLUE irá percorrer os mares de todos os países que integram o projeto, partindo do Oceano Atlântico, «onde a terra acaba e o mar começa, e onde Febo, o sol, repousa no oceano»(1).


Neste projeto, participam alunos dos 10 aos 18 anos oriundos de países europeus localizados à beira-mar, que irão embarcar numa viagem fascinante, explorando e partilhando lendas, antigas tradições, gastronomia e artesanato dos seus países de origem. 

Neste agrupamento de escolas, o projeto decorre em articulação com a biblioteca escolar, os  conselhos de turma do 2º ciclo ao ensino secundário e a professora de inglês Célia Louro, do 1º ciclo, da EB/JI Feliciano Oleiro. 

De modo a promover a aceitação e a tolerância, a partilha da herança histórica e cultural é fundamental para a sensibilização para a diversidade cultural, este mosaico gerador de muitos mundos.   



BLUE,  a mascote do projeto Sea of Wonders





Coordenadora do projeto: Profª Rita Neves
Equipa: Profª Cristina Antão,  Profª Dora Ponte  e Profª Teresa Cameira
Colaboradores: Biblioteca escolar, Professores do 1º ciclo ao ensino secundário. 


Texto: Biblioteca escolar e Prof. Rita Neves 
Imagens de Blue (mascote): Profª Rita Neves



(1) Luís de Camões (1572), Os Lusíadas, Canto III, est. 20, vv. 3 e 4, Lisboa: em casa de Antonio Gõçalez 
1ªs edições noutras línguas: http://purl.pt/23700/1/all.htm;
1st editions in different languages: http://purl.pt/23700/1/all.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário