terça-feira, 1 de dezembro de 2020

1 de dezembro - DIA DA ANTÁRTIDA

 

 Os Embaixadores do Ambiente do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade participam hoje, num evento alusivo ao Dia da Antártida.

O Dia Internacional da Antártida comemora-se no dia 1 de Dezembro porque assinala a data de assinatura do Tratado da Antártida, em 1959 que estabelece proteção ao continente antártico e cooperação entre todas as nações que nele realizam investigação.

  A Antártida é um dos sete continentes da Terra localizados no Oceano Antártico, não é propriedade de nenhum país, nem possui nenhuma bandeira.

É amplamente coberto por gelo e o habitat dos animais é no oceano. O Tratado para a Antártida, assinado a 1 de dezembro de 1959, a que Portugal aderiu em janeiro de 2010, aplica-se ao continente antártico e ao oceano circundante a 60 graus de latitude sul e estabelece a proteção do continente antártico e a cooperação entre todas as nações que nele realizam investigação.  

Todas as revindicações territoriais sobre a Antártida foram postas de lado pelo Tratado da Antártida.

Existem estações de pesquisa representando as diversas nações.

Na Antártida, os cientistas estudam o clima global e ecossistema marinho, trabalhando em conjunto, como já foi mencionado, e partilhando informação a nível global.


 De acordo com a FCT, «A importância do estudo das regiões polares assenta na variedade de informação possibilitada, relativamente ao sistema climático global e respetivas alterações e a reconstituições paleoambientais, bem como no conhecimento proporcionado em múltiplos domínios como sejam a oceanografia, a ecologia, a microbiologia, a glaciologia e o espaço. Desta forma, para além do potencial que a região polar encerra em si mesma, a especificidade das suas características presta-se a analogias fundamentais para a compreensão e a previsão das dinâmicas de outros ambientes e planetas.

Os cientistas portugueses têm vindo a desenvolver a sua atividade nas regiões polares beneficiando da colaboração de países com estabelecimentos nestas áreas. A autonomia da comunidade científica nacional dedicada à investigação polar e a boa continuidade dos trabalhos encetados revelaram carecer de uma estrutura logística própria para assegurar a sustentabilidade e a consolidação da atividade aí desenvolvida.»

Fontes:

Portal Polar Português 

FCT – Fundação para a Ciência eTecnologia 

Sem comentários:

Enviar um comentário