quinta-feira, 30 de junho de 2022

Divulgamos - «Olá Chinês» - Cerimónia de celebração do Dia da Língua Chinesa

 

Os alunos Fábio Pereira, Gabriela Ramos e Margarida Frederico, da turma D do 11.º ano de escolaridade, sob orientação da Prof. Jiang Na, participaram na competição de Vlogs organizada pela Embaixada da República Popular da China e pelo Centro Científico e Cultural de Macau. I.P. (CCCM), por ocasião da celebração do 13.º Dia Internacional da Língua Chinesa, envolvendo todas as escolas secundárias portuguesas e obtiveram o 2.º lugar, pelo que estão de parabéns! 

 

No decorrer da cerimónia de celebração do 13.º Dia Internacional da Língua Chinesa, no dia 20 de abril de 2022, com a presença de Sua Excelência o Embaixador da República Popular da China, Senhor Zhao Bentang, procedeu-se à divulgação dos três Vlogs vencedores da competição e obedeceu a mesma ao seguinte programa da responsabilidade da  Embaixada da República Popular da China:

 

“Olá, Chinês!”

Dia Internacional da Língua Chinesa

(1.ª edição em Portugal)

Organização:  Embaixada da China em Portugal e Centro Científico e Cultural

de Macau, I.P.

Data e hora:   20 de Abril de 2022 (quarta-feira), 17:15-18:45

Local:        CCCM

Formato:     presencial, com a transmissão via Zoom

Programa: Vídeo “Olá, Chinês!”, concurso celebrativo do Dia Internacional da Língua Chinesa, com a participação dos estudantes de escolas secundárias públicas portuguesas (vídeo a rodar antes das 17h15, enquanto chegam os participantes e convidados).

1. Vídeo de demonstração dos primeiros prémios do Concurso;

2. Intervenção de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

3. Intervenção de Carmen Mendes, presidente do Centro Científico e Cultural de Macau;

4. Intervenção de Ana Paula Laborinho, Especialista em Política da Língua e Políticas Culturais

5. Intervenção de João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões - Instituto da                           Cooperação e da Língua;

6. Intervenção em vídeo, de Ma Jianfei, diretor do Centro de Educação e                                    Cooperação em Línguas do Ministério da Educação da China;

7. Intervenção de Raúl Capaz Coelho, Secretário-Geral da Educação e Ciência;

8. Intervenção de Zhao Bentang, Embaixador da China em Portugal;

9. Canções chinesas e portuguesas (Coro Jasmim de Portugal)

10. Música instrumental (pipa de Yanan e guitarra de Victor Manuel de Sousa Castro).

 

Nas imagens, destacam-se Sua Excelência o Embaixador da República Popular da China, Senhor Zhao Bentang, o Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (AEAA), Carlos Fillipe Almeida, a Professora de Mandarim do AEAA, Jiang Na, acompanhados pelas alunas Gabriela Ramos e Margarida Frederico.




Sem comentários:

Enviar um comentário