domingo, 8 de outubro de 2017

Divulgamos - «Oceano de Palavras» - Maio | 2017 - CMA-BMA-RBE- LER + MAR - MAR DE LEITURAS

Oceano de Palavras é o título de um projeto artístico coletivo dirigido a todas as escolas públicas do Concelho de Almada que contou com o apoio e acompanhamento do Município. 

Nele participaram as turmas B do 4º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal, e as turmas B e A dos 3º e 4º anos de escolaridade da escola EB/JI Feliciano Oleiro, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, tendo sido também integrado nos Projetos Ler+Mar e Mar de Leituras.

«Com o projeto Oceano de Palavras pretendeu o Município promover uma intervenção coletiva que permitisse a requalificação do revestimento de dois dos sete muros de acesso à praia da Costa de Caparica, localizados na zona posterior ao CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, junto à arriba contígua ao Jardim Urbano na frente Atlântica.

A sua localização e proximidade do mar e da praia, a possibilidade de envolver diversos serviços municipais para além do Departamento de Educação e Juventude, tais como a Divisão de Bibliotecas e a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, bem como a oportunidade de desenvolver um projeto coletivo com a participação da comunidade educativa do Concelho, foram as premissas fundamentais para a construção desta proposta.

A sua concretização permitiu, assim, cruzar diferentes áreas curriculares, do ponto de vista das escolas, com a reflexão, a escrita criativa, a motricidade fina e a investigação sobre práticas artísticas contemporâneas.

O tema deste projeto foi o Mar e o elemento formal a desenvolver foi a onda. Como inspiração, e como homenagem, o Muncípio adotou como matriz o desenho “O Mar que se Quebra” de Ana Hatherly (1929-2015). Além do aspeto formal foi igualmente explorado um processo de criação poética da artista – a construção de “ecos” – que são novos poemas gerados a partir de poemas, que vão gerando outros, e outros, sucessivamente.


O desenho de Hatherly foi recriado numa sequência de sete ondas, que crescem e diminuem progressivamente respeitando o formato triangular dos muros. A quebra das ondas verificou-se na direção do Jardim Urbano da Costa da Caparica.» Texto CMA

Registamos os seguintes poemas: 




Onda, onda, onda do mar
eu quero nadar, mas primeiro tenho de mergulhar.

Na Costa da Caparica vou brincar,
um gelado vou comprar e depois vou nadar.

Imaginarei, sonharei, e no mar arrasarei.

M. Gonçalves e J. Valério




A Costa é bonita
e faz-me sorrir.
Vou chamar uma amiga
para comigo lá ir.

Mar, marzinho
em ti vou nadar,
brincar, correr
e também saltar.

Mar, marzinho
que lindo que estás,
dou-te um ninho
e tu dás-me paz.

Onda, ondinha
que grande que és,
eu quero uma pinha
e tu queres ter pés.

Onda, ondinha
fazemos-te no estádio,
enquanto a música
toca no rádio.

A. Braga e I. Morgado

Sem comentários:

Enviar um comentário