sábado, 9 de maio de 2020

9 de maio - Dia da Europa

Hoje celebra-se o Dia da Europa! 

Solidariedade é a palavra que se impõe nestes tempos de pandemia em que vivemos, na Europa, e sempre! Solidariedade dos países europeus entre si e para com o mundo. 
Como referiu Robert Schumann, um dos pioneiros da construção da União Eurpeia, tornam-se necessários «esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam».
A União Europeia tem como hino o poema de Friedrich Schiller «Ode à alegria», no qual Ludvig van Beethoven se inspirou para o quarto andamento da sua 9ª Sinfonia: 

Hino à Alegria - Beethoven (9ª Sinfonia) | concerto "Orquestra Geração" (HD)


Ainda no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, no dia 9 de maio de 1950, a Declaração Schuman foi proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, num discurso que durou 10 minutos.
No seu discurso, mencionou Schumann, «A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam.» e «A Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto
Propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores, o que veio a acontecer em 1952. A CECA, cujos membros fundadores foram a França, a República Federal da Alemanha, a Itália, os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo,  foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia, que é constituída por 27 países



União Europeia - Infominuto



Sem comentários:

Enviar um comentário