quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Partiu Sua Majestade, a Rainha Elizabete II, a monarca do sorriso doce com o mais longo reinado da História

A Sua Majestade, a Rainha Elizabete II do Reino Unido, a monarca do sorriso doce, partiu hoje. 




A Rainha Elizabete II subiu ao trono em 6 de fevereiro de 1952 e partiu no ano da celebração do seu Jubileu no cargo. 

Quando subiu ao trono, em 1947, cumpriu a promessa que fez aos 21 anos: 

Declaro diante de todos vós que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, será dedicada a servir-vos e a servir a nossa grande família imperial, à qual todos nós pertencemos”.

Deu posse a 15 primeiros-ministros.  

´


Sucede-a Sua Majestade, o Rei Carlos III, que emitiu o seguinte comunicado:

"A morte da minha amada mãe, Sua Majestade, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família. 

"Choramos profundamente a morte de uma soberana querida e de uma mãe amada. Sabemos que a sua morte vai ser profundamente sentida no país, nos reinos e na Commonwealth, assim como um pouco por todo o mundo"



Deus salve o Rei!
God save the king! 


Mensagem de condolências do Presidente da República ao Rei Carlos



Majestade,

Foi com profunda e sincera consternação e com um imenso pesar que tomei conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II.

Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida.

Estou certo de que Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado.

Para Portugal e para todos os Portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985. Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016.

Confiante nos históricos e inquebrantáveis laços de amizade que unem e continuarão a unir Portugal e o Reino Unido, renovo as minhas mais sentidas e sinceras condolências e apresento a Vossa Majestade a expressão da minha maior estima e consideração pessoal.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa


Sem comentários:

Enviar um comentário