sábado, 10 de setembro de 2022

2022-2023-Mandarim - 中秋节 - Celebração do Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono - 10 de setembro

 O Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono

Comemora-se, hoje, dia 10 de setembro de 2023, o Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono.

Celebrado na China no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, a origem do Festival da Lua, ou Festival do Meio do Outono, está estritamente ligada a uma cultura tradicionalmente agrária, regida pelos ciclos da natureza. 

Os chineses começaram a celebrar o Festival da Lua no início da Dinastia Tang (618-907). Os antigos chineses observavam que o movimento da lua tinha uma estreita relação com as mudanças das estações do ano e da produção agrícola.

Assim, para expressar seus agradecimentos à lua e celebrar a colheita, eles faziam uma oferenda para a lua em dias de outono, período no qual ela se encontra mais brilhante e redonda, ou seja, na lua cheia.

 

Lua Cheia e Brilhante


 

Como muitas datas comemorativas nas culturas orientais, o Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono também tem as suas origens ligadas às lendas. A origem do Festival da Lua vem de uma história passada de geração em geração e está relacionada com a senhora da Lua, Chang’e.


De acordo com uma versão desta lenda chinesa, houve um momento em que 10 sóis surgiram no céu, escaldando a Terra e privando o povo de água e vida. Um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da Montanha Kunlun e abateu 9 dos 10 sóis com arco e flechas, poupando, assim, as pessoas de uma morte terrível. 

Um dia, Hou Yi encontrou a Rainha Mãe, que o premiou com o elixir da imortalidade. O elixir, quando tomado, permitiria que alguém se tornasse imortal e vivesse no céu. Hou Yi deu o elixir à sua esposa Chang’e para que tomasse conta dele. 

Um vizinho soube do elixir da imortalidade e tentou tomá-lo à força de Chang’e enquanto Hou Yi estava fora. Num momento de desespero, Chang’e engoliu a poção, tornou-se imediatamente uma deusa e voou para o céu. Como ela ainda se importava muito com seu marido, ela pousou no local mais próximo da Terra, a Lua. Quando Hou Yi voltou e descobriu que  a sua esposa tinha desaparecido, ficou arrasado. Olhou para o céu para a chamar,  reparou que a Lua naquela noite estava especialmente brilhante e cheia e conseguiu avistar Chang’e.

                                                      A Deusa Chang’e

Changeé



Olhando a Lua

 Ele imediatamente trouxe os bolos favoritos de Chang’e, em oferenda, orarando pelas bênçãos do céu. Desde então, tornou-se uma tradição para as pessoas adorarem o céu e comemorarem com bolos da Lua, ou bolos lunares, aquele dia. Assim, o Festival da Lua se tornou conhecido entre os chineses.

     A família reúne-se e celebra! 


Os chineses acreditam que a lua cheia simboliza reuniões familiares e, por isso, no dia do festival, os membros da família se reúnem para fazer estas oferendas, apreciar a lua cheia e brilhante, beber chá, comer bolos lunares (chinês: 月饼yuèbǐng), passear pelas ruas com lanternas iluminadas e brincar com fogos de artifício.


                                                                        Bolo lunar




                                         Votos de um Feliz Festival da Lua!

                                                               

 中秋快乐!

Zhōngqiū kuàilè!



Imagens selecionadas pela Professora Jiang Na

Texto adaptado a partir do texto do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás-Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário