quinta-feira, 6 de março de 2014

A Biblioteca na Horta - Compostagem

Os alunos do Pré Escolar A da Escola do Pragal falaram sobre o compostor que existe na horta e sobre a sua utilização. Decidiram elaborar um folheto informativo para distribuição pelos colegas do 1º ciclo para os manter informados.


A Flor vai ver o mar

Os alunos do 1º A da Escola do Pragal viajaram com a flor para ver o mar. Posteriormente fizeram o estudo das personagens principais. 


Era uma vez uma flor que queria ver o mar mas não podia porque só tinha um pé e estava preso á terra. Apareceu um pau que falou com a flor e disse-lhe que ele podia ir mas ela não. O Sol estava lá a ouvir a conversa e falou com a flor. Pediu-lhe que segurasse no seu raio de Sol maior para que ele a puxasse. A flor soltou-se e caiu em cima do pau que caiu no rio. Foram rio abaixo e encontraram o cão, a rã e o boi. Ficaram todos muito contentes porque queriam ir ver o mar. O cão saltou para cima do pau e a seguir foi a rã. Quando chegou a vez do boi saltar, todos gritaram:
- Não, não! Não saltes! Assim vamos todos ao fundo!
O boi ficou triste mas o Sol disse-lhe que ele era importante. Ele pisava a terra, de onde vem o trigo de onde se tira a farinha para fazer o pão. O boi percebeu que era importante e que não fazia mal não ir. A rã, o cão, o pau e a flor lá foram ver o mar e o Sol acompanhou-os. No mar tinham uma mesa com cinco chávenas e um bule branco com chá que foi feito pelo Chim. Ninguém sabe ao certo quem é o Chim.






Antes e depois da história



Antes da história e depois de conhecerem o título os alunos do 1º B da  EB/JI Pragal pensaram que a história poderia ser um poema e disseram:
A flor vai ver o mar 
vê-se na água e fica bela.
A flor vai ver o mar
com as ondas a aproximar.
Vêm outras flores
para o mar olhar.
Juntas vão à praia relaxar
apanhar estrelinhas do mar
com os cavalos marinhos nadar 
Aparecem as sereias para conversar
e juntam-se para cantar. 



Depois de ouvirem a história recontaram assim:

O boi, o cão e a rã foram para o rio para chegar ao mar.
Ficaram, com muita pena da flor porque ela estava presa e não conseguia ir.
O Sol com os seus raios tirou-a para fora e ela caiu em cima do pau que caiu no rio.
A flor usou o seu pé para fazer um remo para ir mais depressa.
Encontraram-se todos e saltaram para cima do pau. O pau gritou quando o boi ia saltar porque ele era grande e pesado.
Todos ficaram com pena do boi mas o Sol disse que ele era muito importante porque pisava a terra, que tem o trigo que dá a farinha para fazer o pão.
Ficaram felizes a tomar chá no café do Chim.