quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

2020- Projeto + Leitura +Sucesso - Ateliê de escrita criativa

 O Projeto + Leitura +Sucesso, um projeto que se integra no Plano Municipal de Promoção do Sucesso Educativo, no concelho de Almada, proporcionou a experiência de uma oficina de escrita criativa a alunos do 4º ano

Do longe se fez perto, nas oficinas de escrita criativa orientadas pela escritora Leonor Tenreiro (via zoom, que estes tempos são de distância física) com a colaboração das coordenadorras das EB/JI Feliciano Oleiro e nº 1 do Pragal, das professoras bibliotecárias e professoras titulares de turma e dirigidas a alunos de uma turma de 4º ano em cada uma das escolas de 1º ciclo do nosso agrupamento. 

Os alunos participaram com muito entusiasmo e pediram que se repetisse o ateliê. 


As oficinas enquadram-se no projeto +Leitura + Sucesso promovido pela Câmara Municipal de Almada e no Plano de Atividades da Biblioteca Escolar, com vista a incentivar o envolvimento dos alunos em atividades de escrita num contexto lúdico e facilitador do fluir da imaginação e da criatividade. O que… resultou mesmo.  E o tempo passou num ápice.

250.º aniversário do nascimento de Beethoven (1770-1827) - Projeto europeu eTwTrain

 O projeto europeu eTwTrain celebrou, no dia 16 de dezembro, a vida e obra de Beethoven por ocasião do 250º aniversário do nascimento do compositor. 



 O prelúdio da Ode à Alegria da 9ª Sinfonia, inspirado num texto de Friedrich Schiller (1785), tornou-se no Hino da Europa em 1972, expressando os ideais e valores da paz, liberdade e solidariedade dos povos europeus.


Gonçalo Costa interpreta uma peça da Ode à Alegria (Ode an die Freude), acompanhado pela professora Rita Silva da Academia de Música de Almada.

 

 Sofia Lopes executa um extrato de Für Elise numa adaptação para guitarra elétrica.