terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Webinar - 9 de fevereiro (14h30 GMT) - Sexualidade e Comportamentos de Risco online - Dia da internet + segura - Participe!


No dia 9 de fevereiro, às 14h00 (GMT), o Dia da Internet + Segura, reserve um espaço na sua agenda, para o WEBINAR - SEXUALIDADE E COMPORTAMENTOS DE RISCO ONLINEde forma a celebrar esta iniciativa europeia que se expande durante todo o mês de fevereiro.

Este webinar é organizado pelo Consórcio do Centro Internet Segura, do qual fazem parte o Centro Nacional de Cibersegurança,  a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., a Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Computação Científica Nacional, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal.



PROGRAMA:

Abertura

Vídeo O que é o Dia da Internet Mais Segura?

14h30 – 15h00

Intervenção dos Membros do Governo

  • Mariana Vieira da Silva – Ministra de Estado e da Presidência*
  • João Costa – Secretário de Estado Adjunto da Educação*
  • João Paulo Rebelo – Secretário de Estado da Juventude e Desporto*

15h00 – 15h20

Vídeo Somos os Líderes Digitais!”

  • Lino Santos – Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança 
  • Isabel Baptista – Projeto Centro Internet Segura

15h20 – 16h00

Keynote Speaker

  • Rosário Carmona Costa – Psicóloga Clínica

Participação do Público


16h00 – 17h00

Vídeo “Namorar com Fair Play”


Painel de debate: Sexualidade e comportamentos de risco online

Moderador: Reginaldo Rodrigues de Almeida - Jornalista

  • Cristina Ponte – Coordenadora do EU Kids online em Portugal
  • Pedro Verdelho – Procuradoria-Geral da República
  • Ricardo Vieira – Inspetor da Polícia Judiciária
  • Vânia Beliz – Sexóloga e Psicóloga

Participação do Público


Encerramento

Vídeo “Navegas em Segurança”

* A confirmar


Acesso ao Webinar: 

Plataforma Colibri ZOOM:
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86383839463?pwd=RGpVRVN4a3hObEsxL1p4ek5BTWdLQT09
ID do dia 9 fevereiro: 863 8383 9463
Passcode: 467935


2021- 2 de fevereiro - Dia Mundial das Zonas Húmidas assinalado pelos Embaixadores do Ambiente do AEAA

Celebra-se, hoje, o Dia Mundial das Zonas Húmidas, dia que é assinalado por todos os Embaixadores do Ambiente do AEAA-Agrupamento de Escolas anselmo de Andrade, com coordenação da Professora de Biologia,  Isabel Marques. 

De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICN), em 1997, no dia 2 de fevereiro,  o Comité Permanente da Convenção das Zonas Húmidas com Interesse Internacional para as Aves Aquáticas instituiu o Dia Mundial das Zonas Húmidas (World Wetlands Day). Portugal, que ratificou esta Convenção em 1980, tem atualmente 31 Zonas Húmidas classificadas ao abrigo deste tratado, desde estuários, sapais e pauis até lagoas em altitude e turfeiras, sublina o ICNF.



E o que são zonas húmidas? 

O ICNF define-as como «zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo zonas ribeirinhas ou costeiras a elas adjacentes, assim como ilhéus ou massas de água marinha com uma profundidade superior a 6 m em maré baixa, integradas dentro dos limites da zona húmida».

Refere ainda o ICNF que  «a data comemora a adoção da Convenção, a 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, daí ser conhecida também como Convenção de Ramsar. 


A comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas visa promover a realização, por parte de governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos, de ações e atividades que chamem a atenção de todos(as) para a importância das zonas húmidas, para a necessidade da sua proteção e para os benefícios que o cumprimento dos objetivos daquela Convenção pode proporcionar.» 

Recordemo-nos que somente 2,5% da água existente à face da terra é fresca e só menos 1% é utilizável. Rios, lagos e pântanos fornecem a maior parte da água fresca de que necessitamos. Cumpre-nos utilizá-la com cuidado e cuidar da sua qualidade


Medwet — Wetlands for a sustainable Mediterranean region


+ Leituras aqui . 

Filmes aqui.


#EcoEscolasFicaEmCasa
#anselmodeandrade

 #WorldWetlandsDay

#RestoreWetlands