domingo, 11 de junho de 2023

2023- Março- Dia Mundial da Poesia - Projeto eTwinning Comp@ss - Prof. Rita Neves

 

DIA MUNDIAL DA POESIA 2023



O projeto eTwinning Comp@ss assinalou o Dia Mundial da Poesia 2023 através de um conjunto de atividades desafiando a criatividade e a imaginação dos participantes de oito países: Espanha, Grécia, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa e Turquia.

Pretendíamos despertar nos alunos o gosto pela leitura da poesia e estimular a escrita criativa.

No AE anselmo de Andrade, com a curadoria da Prof.ª Rita Neves,   numa primeira fase, os alunos assumiram o papel de mediadores de poesia, partilhando textos de autores dos seus países de origem que aludissem, direta ou indiretamente, ao tema do projeto -BÚSSOLA. Da pesquisa, emergiram poemas de Sophia de Mello Breyner Andrensen, Mia Couto, Nuno Júdice, J. L. Borges, Wislawa Szymborska, Sándor Petőfi, Eugenio Montale, Endre Ady, Níkos Kavvadías, Luigi Anselmi, Jan Skácel, Attila József, Ignazio Alestaran, Orthan V. Kanik, entre outros, que convergiram nesse diálogo intercultural de autodescoberta e encontro de novos mundos. Depois de traduzidos os poemas dos autores nacionais em língua inglesa, os alunos transpuseram na sua língua materna poemas dos autores internacionais partilhados pelos seus pares e produziram vídeos com a leitura expressiva dos mesmos. Eis alguns exemplos dos alunos portugueses:





...

Descubra...
...

Numa segunda fase, aliou-se criação poética e capacitação digital, tendo os alunos produzido colaborativamente um conjunto de poemas elaborados em equipas internacionais, que ilustraram com imagens geradas por IA através da ferramenta Canva convertendo o texto em imagem.

Divulgamos agora o eBook com os poemas das diferentes equipas internacionais.

https://read.bookcreator.com/EnzDSfvJPHMbk2ldmA0e2F4H06W2/snILgqK4SZq0F6TqiukB7w

2023- 21 de março- dia Mundial da Poesia - «Ora escreva lá um poema»! :)


A biblioteca escolar para celebrar o Dia Mundial da Poesia lançou um desafio à comunidade escolar: «Ora, escreva lá um poema»! 
Imagem: RBE

Alguns dos poemas estiveram patentes na exposição da Semana da Leitura. 



«O Dia Mundial da Poesia comemora-se anualmente, a 21 de março. 
A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999.

Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade. Celebra-se também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e declamação da poesia», refere o Eurocid

A vida! 


 Imagem: Emmanuel Phaeton, Unsplash