segunda-feira, 5 de junho de 2023

2023 - Março - Visita da Secretaria Municipal de Educação de S. Paulo ao AE Anselmo de Andrade-Almada

Uma delegação da Secretaria de Educação de S. Paulo, dirigida pelo Chefe de Gabinete do Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Dr. Omar Cassim Neto, acompanhada pela Vereação de Educação da Câmara Municipal de Almada, visitou o AE Anselmo de Andrade, em Almada.  

A Secretaria de Educação de S. Paulo  interessou-se pelo modo como o AE Anselmo de Andrade acolhe os professores e  os estudantes estrangeiros.

As professoras de PLNM, Gabriela Gonçalves, Vanessa Fonseca e Rita palhota, a professora responsável pelo ensino do Mandarim, durante a receção, sobre como se processa o acolhimento no AE Anselmo de Andrade. A professora de Mandarim, Jiang Na e alunos de várias nacionalidades deram o seu depoimento sobre ser estudante em Portugal e o seu quotidiano no AE Anselmo de Andrade.  

Um grupo de alunos angolanos, da direção de turma da prof.ª Helena Ribeiro,  fizeram a apresentação do seu trabalho na área da cidadania sobre informações sobre angola, dança e tradições. 

As alunas Maria Vitória Bonfim e Manuelle Finotti, do 9.º ano de escolaridade, leram o poema «Você, Brasil!» de Jorge Barbosa, poeta caboverdiano, que viveu em Almada.

Os alunos do 6.º ano de escolaridade, sob a direção musical do Prof. Luís Pacheco, abriram a sessão, apresentando a canção popular brasileira «Borboleta» e encerraram-na com a execução em flauta de dois temas: «Solitário» e «Pequeno Rondó» de Mozart.  



domingo, 4 de junho de 2023

2023-MY HERO ACADEMY - Ateliê

 Os alunos do 3.º ciclo do AE Anselmo de Andrade participaram com entusiasmo num ateliê de desenho intitulado «My Hero Academia», relacionado com uma série de manga japonesa ilustrada por Kōhei Horikoshi, proporcionado pela Biblioteca Escolar. 

O ateliê foi organizado pela Biblioteca Municipal de Almada, em colaboração com a Editora Devir. 

Os trabalhos foram expostos na Semana da Leitura. 


2023-Concurso Municipal de Leitura - Fase Municipal

A aluna Mariana Fernandes, do 7.º ano de escolaridade, leitora assídua da biblioteca escolar, representou o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade,  na fase municipal da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, cuja prova de palco a prova de palco decorreu no dia 23 de fevereiro a às14h, na Biblioteca Municipal de Almada,  Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia.