segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

5 fevereiro | O ano do Porco - Ano Novo Chinês | A Festa da Primavera

ANO DO PORCO DE TERRA
5 de Fevereiro de 2019

Pela Terra inteira, a azáfama é muita para saudar o Ano Novo Chinês de 4717.

Este ano festeja-se o Ano do Porco, um animal que representa a inteligência e o poder de observação. Trata-se do Ano do Porco do elemento Terra, mais precisamente do ano 36 de um ciclo de 78 anos.  


O Ano do Porco representa, na tradição chinesa, o final do ciclo de rotação dos doze signos do calendário lunar. Segundo a tradição chinesa, a cada ano corresponde um animal, sendo o Rato o primeiro e o Porco o último de um ciclo de 12 anos. Espera-se que as pessoas reflitam sobre o ciclo que finda, o analisem, e sejam capazes de projetar um novo ciclo que se avizinha e que se iniciará em 2020.




O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera, é a data mais importante para todos os chineses. Celebra-se com fogo-de-artifício, a partir da meia-noite, e visitam-se os familiares.  Oferece-se dinheiro às crianças num envelope muito belo de cor vermelha que simboliza a sorte, onde se encontram inscritos os votos de felicidades (FÚ):


De acordo com o calendário inter-religioso das Paulinas para 2019, na véspera, faz-se uma limpeza profunda à casa, colocando cartazes de divindades nas portas da frente. O jantar de família tem um menu muito diversificado. O prato principal é peixe  [yú] simboliza a prosperidade e a abundância do novo ano que está a chegar. 

O início do ano chinês é conhecido como o momento do maior fluxo de migração mundial. Milhares de chineses, dentro e fora da China, fazem os possíveis e os impossíveis para voltar a casa e participarem nos encontros e jantares de família que acontecem nesta época do ano. 



Este ano assinala-se o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Portugal.

 Y Ping Chow , presidente da Liga dos Chineses em Portugal, explica o que significa o Ano do Porco 

Instituto Confúcio da Faculdade de Letras de Lisboa, organização educacional pública sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, cujo objetivo é promover a língua e a cultura da China e dar apoio ao ensino da língua chinesa, publicou na sua página os votos de um Bom Ano do Porco que reiteramos:  





CELEBRAÇÕES NO AGRUPAMENTO
5 de fevereiro – 12h10 – Ateliê de caligrafia chinesa dinamizado pelo professor Song Bowen; ensino de palavras e expressões em mandarim; projeção de vídeos  e slides sobre a cultura chinesa – Pavilhão 1 – Escola Secundária Anselmo de Andrade


CELEBRAÇÕES EM PORTUGAL  
8 de fevereiro  – “As guerreiras da família Yang”  Companhia Nacional de Ópera de Pequim - Teatro São Carlos

8 de fevereiro  – “As guerreiras da família Yang”  Companhia Nacional de Ópera de Pequim – Centro de Congressos Arade (Lagoa, Algarve).
9 e  10 de fevereiro – Realização de espetáculos e uma feira tradicional - Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa

12 de fevereiro –  Espetáculo da Companhia Estudantil de Macau –Vila do Conde

O Museu do Oriente dá as boas vindas ao ano do Porco, um animal que representa a inteligência e o poder de observação, com um conjunto de iniciativas que se iniciaram em janeiro e prolongam até março. Além de assinalar o dia de Ano Novo, 5 de fevereiro, com entrada gratuita, o museu programou também 'workshops' sobre alimentação, energia do Feng Shui para o ano 2019 e astrologia do Ki, bem como oficinas para crianças e famílias.