Exposições sobre a obra de Jorge Arrimar, o Natal, o amor, a cultura chinesa, entre outras temáticas, divulgação de títulos da coleção, divulgação de novidades foram sendo realizadas ao longo do ano letivo na BE da ESAA.
Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade - Almada - Portugal
Exposições sobre a obra de Jorge Arrimar, o Natal, o amor, a cultura chinesa, entre outras temáticas, divulgação de títulos da coleção, divulgação de novidades foram sendo realizadas ao longo do ano letivo na BE da ESAA.
MONSTRA MARINA - Do real ao imaginário
Na semana da leitura, investigadores do CHAM da Universidade Nova de Lisboa, realizaram duas palestras intituladas “Monstra Marina” e «Arqueologia subaquática» dirigidas alunos do 3º ciclo e ensino secundário da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade.
Observaram várias gravuras da época e conversaram sobre os aspetos históricos e mitológicos que habitam o imaginário popular, há muitos séculos. A Monstra, disseram, consistia no modo como as pessoas entendiam o avistamento de baleias ou cachalotes, animais desconhecidos, que deram origem a uma cartografia que, para além dos territórios conhecidos, monstros marinhos de várias formas e feitios eram alusivos ao que, hoje, chamamos e identificamos como baleias, pelos esguichos representados sobre as suas cabeças.
Havia o hábito de atribuir o nome de animais terrestres a estas criaturas marinhas: vaca-marinha, lobo-marinho, cavalo-marinho, entre outros, que originaram muitos mitos.
No âmbito da sessão sobre «arqueologia subaquática», o CHAM deu a conhecer os principais tipos de sítio conservados em ambientes submersos, considerando os processos de formação do registo arqueológico, algumas da metodologias de prospeção, escavação e registo de contextos arqueológicos submersos e alguns procedimentos para a identificação de materiais específicos relacionados com aspetos da cultura marítima.
Os alunos, por último, levantaram várias questões e realizaram trabalhos que foram expostos na Oficina da cultura, em Almada, na semana cultural do agrupamento, conforme os registos abaixo indicados:
A ação "Escola a Ler", responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do
Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, tem como
objetivo promover a leitura de forma sistemática e estruturada, bem como criar
uma rede colaborativa de trabalho e partilha, assente em objetivos específicos.
No âmbito desta ação, as bibliotecas do AEAA, através de uma candidatura, adquiriram novos títulos.
No âmbito da Semana da Leitura 2023, no contexto das atividades programadas pela Biblioteca Municipal de Almada e pela rede de bibliotecas escolares de Almada, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo assistiram, no Fórum Romeu Correia, no dia 27 de março, pelas 14h30, organizado pela Biblioteca Municipal de Almada ao espetáculo “Livros que Cantam”, uma apresentação de poemas musicados, dinamizada pelo escritor João Pedro Mésseder e pela artista plástica Rachel Caiano.
Imagens: Rede Municipal de Bibliotecas de Almada (2023)
Durante a Semana da Leitura,
realizada em nossa escola, as turmas 9.ºF, 10.º e 11.ºC tiveram a
oportunidade de participar em ateliês de mandarim subordinados ao tema «A Ópera de Pequim».
Foram ministrados pela Professora Jiang Na, com a colaboração dos alunos de mandarim, em colaboração com a biblioteca escolar.
A ópera chinesa, um manifestação cultural muito rica e expressiva, detém uma história com mais de 2000 anos e foi considerada Património da Humanidade, pela UNESCO, em 2010. Existem mias de 300 tipos de ópera.
Os alunos procederam à construção de
máscaras da ópera de Pequim, com muito empenho e entusiasmo, que foram expostas na Oficina da Cultura, em
Almada, por ocasião da Semana Cultural do Agrupamento, fazendo parte de uma
exposição intitulada Do Real ao Imaginário.
A semana da leitura decorreu entre 27 de março e 31 de março.
As bibliotecas do AE Anselmo de Andrade organizaram um conjunto de atividades, nomeadamente, a hora do conto no 1.º ciclo, «Vou-levar-te comigo!».