terça-feira, 22 de novembro de 2016

MIBE-«Ler a meias…em quarto crescente» com a Professora Manuela Caeiro

A Professora Manuela Caeiro revisitou-nos para, connosco, «Ler a meias…em quarto crescente», com o pretexto foi celebrar outubro, o "Mês da bibliotecas escolares", sob o lema Aprende a descodificar o teu mundo.

Estiveram presentes para uma conversa curiosa e intrigante sobre livros, nos dias 31 de outubro, 8 de novembro e 18 de novembro, as cinco turmas do 5º ano de escolaridade.

Tratou-se de um reencontro para muitos dos alunos que já leem a meias com a Prof. Manuela Caeiro, alguns deles, desde o 2º ano de escolaridade. As sessões começaram com sorrisos, palavras alegres, beijinhos...Os alunos eram, na sua maioria, velhos amigos que vieram das escolas do Pragal, da Feliciano Oleiro, dos Caranguejais… Estas sessões transformaram-se num caminho desafiador que lhes tem sido proporcionado, ajudando alguns a tornarem-se leitores assíduos.

Para abordar a temática «Aprende a descodificar o teu mundo», foram considerados  textos informativos e poéticos, pelo que, na perspetiva da Prof. Manuela Caeiro, “o diário de uma deusa grega, tal como um conto de Sophia e seu neto, Pedro Sousa Tavares, vieram bem a propósito”.

Muita curiosidade paira no ar e afirma a Prof. Manuela Caeiro no seu blogue «Ler a meias …em quarto crescente», sobre as questões levantadas “(as conversas são como as cerejas) fizeram-nos saltitar entre dúvidas e curiosidades, discussão sobre temas atuais... Enfim, tempo de convívio, prazer e reflexão, na biblioteca escolar.

Alguém levanta sempre a dúvida: "Este livro existe na biblioteca?"... As professoras bibliotecárias ora respondem "sim" ora "não". Mas surge uma solução perfeita: procurar o livro desejado numa das várias bibliotecas da Rede de BibliotecasMunicipais de Almada. Que boa ideia!

Mediar leitura suscita sempre em alguém a vontade de poder (re)ler livremente algum dos livros de que foram escutados excertos. Os últimos minutos foram destinados a espalhar livros pelas mãos desejosas dos leitores que os folhearam, leram, trocaram entre si e manifestaram intenção de requisitar livros da biblioteca...".

Assim se cumprem os objetivos do "Ler a meias… em quarto crescente" e a missão da biblioteca escolar!

Deixamos, de notícia, a bibliografia consultada:
  • José António Gomes (Coord.), Conto estrelas em ti, Campo das Letras
  • José Jorge Letria, O homem que ficou sem sono ou a História de um herói contada em português (in Contos de um mundo com esperança), Texto Editora
  • Manuel António Pina, O pássaro da cabeça e mais versos para crianças, Porto Editora
  • Maria Ana Peixe Dias et al., Lá fora, Guia para descobrir a natureza, Planeta Tangerina
  • Milton D. Heifetz e Wil Tirion, Um passeio pelos céus, Um guia de estrelas, constelações e lendas, Gradiva
  • Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro de Sousa Tavares, Os ciganos, Porto Editora
  • Teresa Buongiorno, Olimpo, Diário de uma deusa adolescente, Terramar
Leiam sozinhos, leiam a meias, mas leiam! :) Ler é sonhar e viajar!