sábado, 30 de abril de 2016

Haikai e poemas de outono

A biblioteca escolar dinamizou, a 13 e a 20 de novembro, na EB/JI Feliciano Oleiro e na EB/JI nº 1 do Pragal,  um ateliê de Haiku (Haikai), breve poema japonês que traduz uma reflexão a partir da observação da natureza. Participaram quatro turmas do 3º anos de escolaridade.  

Pela sua natureza breve, captaram  atenção dos alunos que fizeram registos de uma grande sensibilidade, observando o atentamente o seu entorno, que, a título de exemplo, transcrevemos: 

"Não sigo
 o caminho dos antigos:
busco o que eles buscaram.”
Mestre Matsuô Bashô (1664-1694)

«O Monstro das Festinhas» - Histórias outonais

Os alunos do pré-escolar, e 1º e 2º anos da EB/JI Feliciano Oleiro e EB/JI nº 1 do Pragal contaram a história do «O Monstro das Festinhas» de Carla Antunes e disseram de forma, expressiva, excertos do conto: 



Falaram, ainda, sobre monstros bons e monstros maus e conversaram também sobre o outono, sobre partidas e outras assuntos divertidos. 

De repente, os alunos deparam-se com algo estranho  na sala e perguntou um deles: «Que é isto? Parece um monstro!». E era, nem mais nem menos, um antigo monitor de computador. A professora Helena lá explicou que os computadores foram evoluindo ao longo do tempo, tornando-se mais leves e mais rápidos. 

Na  EB/JI nº 1 do Pragal,  a atividade coincidiu com o Dia do Pijama. 

«A menina gotinha de água» de Papiniano Carlos-Projeto Mar de Leituras -Ler+Mar

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional da Água, os alunos de todos os anos de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro e os alunos do 3º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal conversaram sobre o ciclo da água tendo como pretexto o livro de Papiniano Carlos, A menina gotinha de água.

Os alunos do pré-escolar ilustraram uma gotinha de água e os alunos dos demais anos de escolaridade fizeram a proposta de uma nova capa para o livro.

Esta atividade decorreu no âmbito do  Projeto Mar de Leituras - Ler+Mar e integrou a exposição «Mar de Leituras».