quarta-feira, 24 de maio de 2023

2022-2023- Biblioteca Escolar, um lugar “donde não se sai igual” -Um espaço e recursos para abrir horizontes

 

Biblioteca Escolar, um lugar “donde não se sai igual”

Um espaço e recursos para abrir horizontes

 

“Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual. 

Lá dentro está o mundo todo.

Quando se vê o mundo todo fica-se sempre diferente” 

Fonte: RBE

 

A biblioteca escolar é um lugar muito especial, de múltiplos espaços e funções, à qual podem  aceder livremente alunos e  professores,  sem obedecer a convocatórias e independentemente de disciplinas ou turmas. É um espaço de liberdade.

 Entre recantos mais intimistas e espaços mais amplos, a biblioteca oferece aos seus utilizadores a oportunidade de trabalhar, ler, tirar dúvidas, requisitar livros e filmes,… às vezes jogar e conviver.

Por vezes muda de configuração para acolher convidados especiais e um público de alunos previamente definido com os docentes: são os encontros com escritores ou outras atividades culturais no âmbito do PAA, a que acedem também os alunos da UAEM, em parceria com as respetiva equipa educativa.

A biblioteca foi estabelecida ao abrigo do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, juntando-se várias salas de aula pré-existentes, num espaço aberto de planta em L, situado num 1º andar (o que, somado à inexistência de elevador, coloca alguns problemas de acessibilidade incontornáveis) e com uma grande área envidraçada, com os inerentes problemas de climatização.

 Alterações sucessivas ao longo do tempo têm procurado optimizar, no possível, as condições de funcionamento, com um espaço de acolhimento amplo e em posição central, uma zona de computadores fixos bem delimitada, possibilidade de utilização de computadores pessoais noutras zonas, com disponibilização de ligação eléctrica junto a várias mesas de trabalho. Mesas mais amplas e mais pequenas repartem-se por duas grandes áreas, facilitando, uma, as tarefas de produção que requerem maior volume de materiais, proporcionando, a outra, recantos mais intimistas, aproveitando as características e tipologia do mobiliário (a carecer de renovação).

A distribuição do mobiliário teve também em conta a conveniência de se poder realizar facilmente a sua reconfiguração parcial, no sentido de obter pontualmente uma zona que acomode um público da dimensão de uma ou duas turmas, sem esquecer os requisitos de espaço e condições de circulação para os alunos da Unidade de Multideficiência.

Professores e alunos têm expressado o seu apreço pelas alterações feitas este ano letivo, a optimizar, desejavelmente, quando houver oportunidade de renovar o mobiliário e equipamentos.


Espaço para escolher livros que apetece ler (EB1 Pragal)

 


Espaço de acolhimento e catalogação



Um espaço de encontros fora da rotina - alunos do 2º ciclo e UAEM com Luísa Costa Cabral








Espaço de produção



Espaço de acesso a meios informáticos





Espaço de organização de exposições: alunos de PLNM expõem trabalhos sobre os seus países de origem no átrio de entrada, após pesquisa com o apoio da Biblioteca.

 

Um espaço que vai para lá das portas do Agrupamento: exposição na Oficina da Cultura em Almada de máscaras da ópera de Pequim pintadas por alunos de secundário e monstros e seres fantásticos realizados em colaboração com as famílias

 

202-2023-Miúdos a votos -6ª edição | Campanha eleitoral na ESAA



«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente a leitura e a cidadania. Os alunos são envolvidos num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral, elegendo os livros que mais gostaram de ler.

A campanha eleitoral na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade foi dinamizada, em janeiro,  pelos alunos do 7.º ano de escolaridade e pela prof.ª Helena Farias, em colaboração com a Biblioteca Escolar.  


A iniciativa, que se desenrola ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação, escrutínio), permitindo aos jovens compreenderem, envolvendo-se, como se desenrola todo o processo eleitoral. 


Os alunos do 3.º ciclo participam em todas as fases desta iniciativa, desde a escolha dos livros que devem figurar nas listas eleitorais até à publicação dos resultados. 

Os alunos Érica Vidal e Pedro Monteiro dinamizaram a campanha eleitoral. nas salas de aula. 





2022-2023- 9.º ano de escolaridade - Sensibilização à aprendizagem do mandarim.

Entre o dia 6 e 10 de fevereiro, decorreram, na sala multiusos do AEAA, os ateliês de língua e cultura chinesa destinados a alunos de 9.º ano de escolaridade. 

Este ateliês foram organizados pela biblioteca escolar em colaboração com a docente de mandarim, Prof.ª Jiang Na. 

O objetivo é proporcionar aos alunos uma interação com os seus pares que iniciaram a aprendizagem do mandarim como língua estrangeira III no ensino secundário, este ano letivo, e permitir-lhes tomar uma decisão mais informada, quanto à oferta de escola desta língua, no 10.º ano de escolaridade, aquando da sua matrícula.

Aprenderam a canção «À procura de uma amigo»,  找朋[Zhǎo péngyǒu], e a construir o caractere da Primavera em 3D.