sexta-feira, 19 de maio de 2023

2023-22 janeiro | O ano do Coelho - Ano Novo Chinês | A Festa da Primavera

 O ano do Coelho - Ano Novo Chinês 

 A Festa da Primavera


Feliz Ano Novo!  新年快乐! Xīn Nián Kuài Lè!

Celebra-se este ano o Ano do Coelho que tem como características a diplomacia, a sensibilidade, indulgência e criatividade .

Os alunos do AEAA-Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade celebraram-no participando em ateliês de recorte de papel em 3D, do caractere da Primavera. Contribuíram para uma exposição alusiva ao tema, participaram num concurso de enigmas, de acordo com a tradição chinesa, realizaram trabalhos de pesquisa sobre o tema e dinamizaram atividades que incluíram quizzes e concursos. Nesta ocasião, foi simulado um almoço de Ano Novo, em que foram servidas jiozas [Jiao Zi (饺子] acompanhadas de chá de Jasmin. 

As atividades foram dinamizadas pela Prof.ª Jiang Na, com a colaboração e curadoria da Biblioteca Escolar. O Diretor do AE Anselmo de Andrade, Dr. Carlos Almeida participou nas sessões realizadas na Biblioteca Escolar e na sala multiusos.




Fotografia: Prof.ª Jiang Na


A Doutora Xu Mengze ofereceu ao AEAA a exposição intitulada «O Festival da Primavera» da sua autoria, na qual traça uma comparação entre as tradições portuguesa e chinesa, que veio enriquecer as atividades realizadas. 


O calendário chinês remonta a 14 séculos a.C. e é simultaneamente solar e lunar.  A China só adotou o calendário gregoriano (1582), por determinação do Presidente Mao Tsé-Tung, no dia 1 de outubro de 1949.

Os chineses sempre associaram o seu dia a dia à natureza. Um rio a serpentear, pode ser comparado, por exemplo a um dragão, tal como o rio Heilongjiang [ 龙江 ],

A partir da dinastia Qing (1644-1911), os anos começaram a ser representados por animais.

De acordo com a tradição, Buda convidou todos os bichos à face da terra para uma festa, Porém, somente alguns compareceram, pela seguinte ordem:  primeiro o rato, a que se seguiram o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cão e o javali.

Segundo a tradição chinesa, cada ano corresponde a um animal num conjunto de doze.  

Cada um dos 12 signos está associado a cinco elementos (五行wŭ xíng: "cinco" [Wu] e "andar" [Hsing/Xíng]), água (), madeira (), fogo (), metal () e terra (), que se repetem em ciclos de 60 anos. Este ano celebra-se o Ano do Coelho de Água. 




O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera, é a data mais importante para todos os chineses. Celebra-se com fogo-de-artifício (bàozhú), a partir da meia-noite, para espantar «Nián» um animal mítico e feroz, e visitam-se os familiares. Embrulham-se presentes em papel vermelho, sinbal de felicidade, alegria e boa sorte,  e oferece-se dinheiro às crianças num envelope vermelho muito belo (紅包hóngbāo), que simboliza a sorte, onde se encontram inscritos os votos de felicidades ( - FÚ):


Na véspera, faz-se uma limpeza profunda à casa, colocando cartazes dirigidos às divindades nas portas da frente. O símbolo  FÚ, também é colocado em todas as portas dentro de casa, de cabeça para baixo, o que significa a chegada da fortuna e da felicidade no ano novo. 

O jantar de família tem um menu muito rico e diversificado. O prato principal é peixe 鱼 [yú]Simmboliza a prosperidade e a abundância do novo ano que está a chegar (Paulinas, 2019), símbolo que também aparece na expressão  (nián nián yǒu yú), que significa «que a abundância te acompanhe todos os anos».  Deseja-se um Feliz Ano Novo:  

 新年快乐! Xīn Nián Kuài Lè!


O início do ano chinês é conhecido como o momento do maior fluxo de migração mundial. Milhares de chineses, dentro e fora da China, fazem os possíveis e os impossíveis para voltar a casa e participarem nos encontros e jantares de família que acontecem nesta época do ano. Porém, este ano, devido à pandemia, tal como no resto do mundo, há grandes restrições à mobilidade e as celebrações terão de ser muito mais modestas. 

De qualquer modo, não faltarão as canções de Ano Novo: 


As festividades prolongam-se durante 15 dias e os chineses deslocam-se por toda a China para celebrar com a família. No último dia, encerram-se com o Festival  das Lanternas, 元宵節” (Yuánxiāojié), que remonta à dinastia Han (206 a.C a 220 d.C), assinala retorno da primavera e simboliza o reencontro de família, tal como podemos observar no cartaz criado pela Prof.ª Jiang Na. 





O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada, com ensino do mandarim como língua estrangeira (LE III), deseja-lhe um Bom Ano Novo Chinês! 

 新年快乐! Xīn Nián Kuài Lè!

quarta-feira, 17 de maio de 2023

2022- PROJETO SOBE- Saúde oral - bibliotecas escolares

 Os alunos da EB/JI nº 1 do Pragal realizaram, na primeira  quinzena de  dezembro e na primeira quinzena de janeiro,  atividades no âmbito do projeto SOBE-SAÚDE ORAL E BIBLIOTECAS ESCOLARES, cita-se «um protocolo estabelecido entre a DGS, PNL e a RBE que visa desenvolver ações de promoção de leitura, da felicidade e da saúde oral»(SOBE, 2014). 



Os alunos do pré-escolar e dos 1º e 2º anos de escolaridade visionaram o filme «Kiko, o dentinho de leite» de Sofia Ribeiro, realizado a partir de um livro da autora Manuela Mota Ribeiro.

KIKO, O DENTINHO DE LEITE




Os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade viram o filme TOM em missão: saúde bucal, «um filme de animação em português do Brasil, porque o português está na “boca do Mundo” e ler e ouvir ler em vários sotaques ou expressões portuguesas, amplia o léxico e aguça a curiosidade» (SOBE, 2014). 





Os alunos debateram, animadamente, sobre a importância de uma boa saúde dentária, bons hábitos de higiene e alimentares.  Viram todos o pequeno filme abaixo indicado sobre a escovagem: