sexta-feira, 12 de maio de 2023

2022-100 anos de Saramago - Exposição

A exposição «Voltar aos passos de Saramago», proporcionada pela Fundação Saramago, esteve patente no átrio da biblioteca escolar, com a curadoria do Grupo de Português do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar. 



2022- Seminário “Intercâmbio Linguístico e Aprendizagem Cultural Mútua”— Primeiro Fórum Internacional sobre o Ensino de Chinês como Língua Estrangeira em Portugal»

 Seminário “Intercâmbio Linguístico e Aprendizagem Cultural Mútua”

 Primeiro Fórum Internacional sobre o Ensino de Chinês 

como Língua Estrangeira em Portugal»


No passado dia 14 de outubro de 2022, o  Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (AEAA) participou na cerimónia cultural  integrada no 1.º Seminário  “Intercâmbio Linguístico e Aprendizagem Cultural Mútua”— Primeiro Fórum Internacional sobre o Ensino de Chinês como Língua Estrangeira em Portugal», a convite de Sua Excelência o Embaixador da República Popular da China, Doutor Zhao Bentang, que decorreu no Centro Cultural e Científico de Macau (CCCM), no contexto do protocolo do ensino da língua chinesa em Portugal, que o nosso agrupamento integra, desde 2015.

Na ocasião, Sua Excelência o Embaixador da República Popular da China, Doutor Zhao Bentang, felicitou o Diretor do AEAA, Professor Carlos Calvário pelos excelentes resultados obtidos pelos alunos nos concurso internacionais e pelo contributo para o momento cultural proporcionado pelo AEAA na cerimónia.

Foram, então, entregues os prémios aos alunos do ensino secundário, respeitantes aos concursos de discurso e de Vlogs, realizados no âmbito do 13.º Dia Internacional da Língua Chinesa.  A aluna Gabriela Ramos obteve o 2.º prémio do concurso de discurso, tendo sido premiada também no trabalho em equipa com os seus colegas Fábio Pereira e Margarida Frederico, com a obtenção do 2.º lugar na competição de Vlogs, em trabalho realizado em equipa. Foi atribuído também à aluna Gabriela Ramos um segundo prémio, assim como uma menção honrosa, no âmbito do concurso promovido pela Associação dos amigos da Língua Chinesa, presidida pela Senhora Professora Doutora Wang Suoying.

Seis alunos da turma A do 6.º ano de escolaridade, A. Calvário, D. Silva, M. Grácia, R. Matos, S. Valente e Y. Ruiz, que foram acompanhados pela diretora de turma Helena Carvalho, declamaram um poema em Mandarim, que integra uma ária da  ópera chinesa «Eu vivo na nascente do Rio Yangtzé e tu vives na foz», da dinastia Song, com o amor como temática,  que foi cantada pela soprano Joana Mendes, acompanhada pelo pianista Tiago Mileu, com a colaboração da Senhora Professora Doutora Paula Dória, mezzo-soprano, professora de canto e  diretora pedagógica e científica do projeto MajorMinor, momento cultural muito apreciado por todos os pressentes no CCCM.

O grupo de alunos do 6.º ano e a soprano Joana Mendes tiveram sessões de dicção em Mandarim orientadas pela docente Jiang Na, professora de Mandarim do AEAA. Sob o ponto de vista musical, os alunos foram ensaiados pelo docente de Música do AEAA, Professor Luís Pacheco.



quinta-feira, 11 de maio de 2023

2022- 9.ºF- Debate: «Os problemas dos jovens» - Org. Biblioteca Escolar

 

Atentos às questões da saúde e do bem-estar, os alunos da turma F do 9.º ano de escolaridade convidaram a psicóloga da escola, Dr.ª Ana Valente, para debaterem, no âmbito da disciplina de Português, sobre «Os problemas dos jovens», temática da sua escolha, encontro organizado pela biblioteca escolar.

 A baixa autoestima, isolamento social, com particular relevância durante a após o período pandémico que vivemos, a timidez, o bullying, o vício em tecnologia, as amizades problemáticas e o stress, entre outros aspetos, foram os assuntos estiveram na ordem do dia.

Levantaram muitas questões, tais como, «Como se pede alguém em namoro?», «Como se diz “não” a uma relação de namoro tóxica?», «Como podemos lidar com o stress e com o bullying?».

Os alunos observaram, como muita cordialidade, as regras inerentes ao debate.




2022 - Act4Environment - Erasmus + | Ateliê de língua e cultura chinesas - Org. Biblioteca Escolar

 

Alunos de quatro países europeus participaram na atividade Act4environment, da responsabilidade da Prof.ª Isabel Marques, inserida no programa Erasmus que os trouxe a Portugal para uma visita de
estudo ao Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.

Estudantes da Grécia, Romênia, França e Espanha envolveram-se em diversas atividades culturais e linguísticas, incluindo um workshop de língua e cultura chinesas,  sob a orientação da Professora Jiang Na.

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos uma experiência de imersão cultural em ambiente educacional diverso do seu.

Além de aprenderem, a iniciativa também visa promover a amizade e a cooperação entre os países da União Europeia. O programa é uma oportunidade para os alunos expandirem a sua visão do mundo.


terça-feira, 9 de maio de 2023

2022 - Job Shadowing - Erasmus + | Ateliê de língua e cultura chinesas - Org. Biblioteca Escolar

 

No âmbito da atividade Job Shadowing, inserido no Programa Erasmus +, da responsabilidade da Professora Fernanda Farromba, os alunos romenos da Escola Técnica Ana Aslan (Colegiul Tehnic Ana aslan Cluj-Napoca) que visitaram a nossa escola, puderam participar num workshop de Mandarim, língua e cultura, organizado pela Biblioteca Escolar. 

Durante o workshop, os participantes assistiram uma aula de iniciação à língua, lecionada pelos seus pares, com a supervisão da professora de mandarim, Jiang Na. Aprenderam também a fazer pulseiras tradicionais, com recurso a nós chineses, uma atividade lúdica e criativa.

O programa Erasmus+ oferece oportunidades de intercâmbio interessantes a estudantes na União Europeia e proporciona aos jovens a aquisição de novas competências, conhecimentos, troca de experiências, bem como o contacto com a língua e a cultura de outros países europeus, permitindo-lhes ampliar os seus horizontes.