sexta-feira, 2 de novembro de 2018

2018 - Outubro | Miúdos a votos - 3ª Edição

Durante o mês de outubro, as turmas do Agrupamento de Escolas Andrade, do 1º ano de escolaridade ao 12º ano, participaram na iniciativa Miúdos a votos- 3ª edição, organizada pela a RBE - Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior, que «organizam a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens, será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje».

No primeiro ciclo, os alunos aprenderam o sentido e o valor do voto, o que significa viver em democracia e em liberdade e debateram sobre estas questões. O que é uma urna, uma mesa de voto, que tipo de eleições existem no nosso país foram algumas das dúvidas esclarecidas. Comprometeram-se, por último, a convidarem os familiares maiores de 18 anos a votarem nas próximas eleições.  

Escolheram o seu livro preferido e pesquisaram, alguns, pela primeira vez na internet. Votaram. constituiu-se a mesa de voto e os boletins de voto entrados na urna foram contados. 


Os resultados eleitorais a nível nacional dos Miúdos a votos- 3ª edição serão apurados pela Pordata e tornados públicos numa cerimónia a realizar a 31 de maio, em local a designar, que contará com a participação de escolas envolvidas. 

Divulgamos, abaixo, o calendário das eleições nacionais, de 2018 a 2021, publicado pela CNE - Comissão Nacional de Eleições. 



Filme da Comissão Nacional de eleições: «Votar como? Porquê? Para quê? Ouve mas é o Diogo Sena a explicar e vá, pára lá de te queixar». #paradetequeixar



Ler mais aqui!

Para saber mais consulte o sítio da CNE-Comissão Nacional de Eleições

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Divulgamos - Revista da Casa das Ciências

Revista da Casa das Ciências



O Poder das Comunidades | Editorial 

(...) 

A Casa das Ciências também começou como um projeto digital para ser sustentado por uma comunidade. Esta Revista de Ciência Elementar (RCE) e a WikiCiências, projetos gerados pela dinâmica da Casa, são esforços singulares no panorama português e muito possivelmente no universo da língua portuguesa. A minha muito breve experiência como editor convidado desta revista permitiu-me tomar consciência da enorme riqueza da sua pluridisciplinaridade e da necessidade de fazer crescer a comunidade que a sustenta. Quantas revistas conhece o leitor, que abordem com qualidade e rigor todas as áreas da Ciência, numa abordagem acessível ao grande público, e em língua Portuguesa?(1) O sucesso dos encontros promovidos pela Casa mostra que existe potencial para fortalecer e alargar a comunidade de produtores e utentes da Revista, quer ao nível do Ensino Básico e Secundário, quer ao nível do Superior. 

Para terminar então, aqui fica um apelo sobretudo aos que estão demasiado ocupados para prestar atenção a qualquer tipo de ciência, que seja apenas, elementar. Abram a revista, folheiem-na e vejam se não vale a pena fazer parte da comunidade que a produz e consome. Estarão a contribuir para o prato positivo da balança dos benefícios/malefícios das novas tecnologias digitais. Ler mais aqui

João Lopes dos Santos 
Editor convidado

(Excerto do editorial da revista V6/03, Setembro 2018)


(1) Itálico nosso


CASA DAS CIÊNCIAShttps://www.casadasciencias.org/cc/

Edulog da Casa das Ciênciashttps://rce.casadasciencias.org/rceapp/

Créditos da imagem: MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) da NASA