segunda-feira, 1 de junho de 2020

1- de junho - Divulgamos imagens de uma sessão online de alunos do AEAA sobre o Dia Escola Azul

MAR

Fazes-me ...falta!


Em resposta ao desafio da Escola Azul (da DGPM), os nossos embaixadores e alunos em geral participaram com testemunhos, poemas, desenhos ou objetos nas comemorações do primeiro Dia Escola Azul (19 de maio), referiu a coordenadora do projeto Escola Azul, Prof. Élia Martins. 

No dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar, os alunos responderam ao desafio, substituindo as suas caras na sessão Zoom por figuras ligadas ao mar.





1- de junho - Divulgamos leituras de alunos do AEAA sobre o Dia Escola Azul

MAR

Fazes-me ...falta!


Em resposta ao desafio da Escola Azul (da DGPM-Direção Geral de Política do Mar), os nossos embaixadores do projeto, e alunos em geral, participaram com testemunhos, poemas, desenhos ou objetos nas comemorações do primeiro Dia Escola Azul (19 de maio), sob a coordenação da Prof. Élia Martins. 


Como resultado do trabalho colaborativo à distância, nas disciplinas de Ciências Naturais, Ed. Visual, Ed. Tecnológica, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras, e com a participação das famílias, os nossos alunos tornaram azuis as redes sociais.

No âmbito da sua atividade de promoção da leitura e de articulação com projetos em curso no agrupamento,  a biblioteca escolar divulga a leitura do poema MAR, de  Sophia de Mello Breyner Andresen, pela aluna Carolina Dias, e de poemas sobre o mar criados pelos alunos Joana Mendes e Pedro Oliveira e lidos por eles. 

Pode escutá-los aqui!






1 de junho - Divulgamos - «Uma mão cheia de contos» - Rede de Bibliotecas de Almada - Dia Internacional da Criança


A Rede de Bibliotecas de Almada, dirigida pela Drª Eunice Figueiredo, divulga «Uma mão cheia de contos» para assinalar o Dia internacional da Criança.  

Todas as 3f e 5f , às 11 h, podem assistir à hora do conto online, com a colaboração de contadoras de histórias. 


REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS
UMA MÃO CHEIA DE CONTOS PARA ASSINALAR O DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA ,1 de JUNHO


Hora do Conto -  A Árvore Generosa, de Shel Silverstein  por Telma Marreiros
Era uma vez uma árvore que tudo dava a um menino. Os seus ramos, a sua sombra, os seus frutos. Entretanto o menino cresceu e a árvore apenas servia os interesses deste menino. Mas a sua generosidade não tem fim. Vem descobrir de que forma a árvore partilhou tudo o que tinha e ficou feliz. E vocês como podem ser generosos?
Com duração de 10 minutos
Público-alvo: Crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico


Hora do Conto - “Amigos” de Eric Carl, por Cláudia Pulquério
Amigos é a história de uma grande amizade entre duas crianças que partilham jogos e confidências… até ao dia em que a distância as separa. A partir desta referência vital, o autor propõe uma viagem através de diversos cenários da natureza, que refletem a expressão artística das emoções.
Com duração de 10 minutos
Público-alvo: Crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Hora do conto: “O Cato Quer Mimos”, de Ana Ventura, por Ana Figueiras
Este é um livro muito especial sobre um Cato que se sente muito sozinho! Ele precisa de mimos...tal como todas as crianças. Mas quem é que consegue abraçar um cato cheio de picos?  Muitos vão ser os amigos que vão conseguir transformar a vida do cato. Uma história que nos mostra o valor da amizade e da alegria, e de como podemos todos viver em harmonia, respeitando as diferenças. 
Com duração de 10 minutos
Público-alvo: Crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Hora do Conto” A que Sabe a Lua?”, de Michael Grejniec, por Paula Salema
Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada?Só queriam provar um pedacito. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la... Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la".
Com duração de 10 minutos
Público-alvo: Crianças do pré-escolar


Créditos da imagem: Câmara Municipal de Almadacid:image003.jpg@01D363BB.F5298710
Fórum Municipal Romeu Correia
Praça da Liberdade 2800-648 Almada
Tel: +351 212 724 935