quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O sonho da Principezinha Clarice


O professor Paulo Diegues e os alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo transformaram a biblioteca num lugar mágico onde os sonhos acontecem.
A biblioteca da Escola Feliciano Oleiro aguarda "O Sonho da Principezinha Clarice".




Viagem em mim


Terminou ontem a exposição de Biopoemas que apresentou trabalhos de escrita reflexiva e ilustração dos alunos do 5º C e 5º D,  integrados no projeto " A Língua em Viagem", no âmbito das comemorações dos oito séculos de Língua Portuguesa e dos 400 anos da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.


Fernão Mendes Pinto na Biblioteca

Chegou o frio e com ele ideias fresquinhas para novas atividades.
A Elisabete do Centro de Arqueologia de Almada esteve connosco na Escola Feliciano Oleiro e trouxe-nos novidades sobre Fernão Mendes Pinto. Os alunos das turmas dos 4º anos adoraram e aceitaram as propostas de trabalho para o 2º período.


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O 1º período nas bibliotecas do Agrupamento


Os alunos do 1º ciclo e pré escolar andaram muito atarefados no 1º período e têm tanto para vos contar.  Participaram em oficinas e hora do conto da Biblioteca Municipal de Almada e na biblioteca da escola. Exploraram livros  e até os levaram para casa.  Pinguins e Leonardo Da Vinci estiveram sempre presentes. Viajaram pelo mundo das cores e sonharam. Encontraram-se com escritores, a Ana Ventura e o David Machado. Catos com picos que querem mimos e um tubarão na banheira. Imaginam a diversão
As bibliotecas do Agrupamento integraram-se nas comemorações do mês Internacional das Bilbiotecas Escolares com a participação no "flashmob de leitura" das escolas de Almada (5 a 10 minutos simultâneos de leitura recreativa, no dia 27 de outubro). 

FLASHMOB DE LEITURA

Flashmob de leitura nas escolas do Agrupamento
Imagens cedidas por professores participantes e alunos do curso de animação 2D/3D



Filme elaborado por um aluno do Curso profissional de Animação 2D 3D


ESTAFETAS DE CONTOS NAS BIBLIOTECAS DO 1º CICLO


A edição da estafeta de contos 2014-2015 vem andarilhando por aí acima a partir da Biblioteca Municipal de Beja. Desde 20 de outubro que percorre  todo o país e acabará esta edição da prova a 4 de fevereiro.

Todos os dias úteis, um contador avança para uma biblioteca escolar ou municipal, uma casa de cultura, uma sala de estudo, uma Câmara, uma União de Freguesias, um polo de leitura, uma Associação, uma editora ou livraria, um estabelecimento prisional... Um outro contador recebe o testemunho e vai, por sua vez, passar palavras andarilhas, como em qualquer verdadeira estafeta...