A TERRA TREME
O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no passado dia 13 de outubro (Dia Internacional para a Redução de Catástrofes), pelas 10h13.
Trata-se de um exercício de preparação para o risco sísmico, proposto pela ANPC- Autoridade Nacional de Proteção Civil (1).
Trata-se de um exercício de preparação para o risco sísmico, proposto pela ANPC- Autoridade Nacional de Proteção Civil (1).
Na Anselmo de Andrade, nas aulas de Biologia e Geologia e Ciências Naturais, os alunos também participaram. Sob orientação dos professores, e após a devida informação sobre a importância de se treinarem gestos essenciais, alunos de turmas do 5º, 7º e 11º anos cumpriram o exercício exatamente às 10h13.
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?
Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais.
Saiba mais em www.aterratreme.pt
O Grupo de Biologia e Geologia
Publicado em Segunda, 16 Outubro 2017 10:20
(1) Texto acrescentado pela biblioteca escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário