A professora Helena Duarte, no âmbito da Educação pela Arte e estimulando a capacidade criativa e imaginativa dos seus alunos da Pré-B, desafiou-os a fazerem uma incursão pelo Jardim de Miró e, "à maneira de Miró", partirem à sua descoberta, o que resultou numa interpretação vibrante. A exposição estará patente na EBSAA, entre 16 e 20 de janeiro de 2017, em parceria com a biblioteca escolar.
Publicamos, seguidamente, o texto da Educadora Helena Duarte, a contextualizar a exposição:
«No âmbito da educação estética e artística, foi realizado um trabalho de inspiração no «Jardim» de Miró. Primeiro as crianças tiveram a oportunidade de, livremente, fazerem um trabalho com pincel e tinta preta em folha A4, utilizando o «pincel» como se fossem desenhar.
Depois pesquisámos alguns trabalhos de Miró, selecionámos o «Jardim». As crianças observaram e escolhemos quatro elementos. Cada criança escolheu um e reproduziu. Primeiro, fizeram apenas o «desenho» a preto e, depois de seco, coloriram.
As crianças comentaram a obra de Miró e disseram que parecia ter «vários elementos de desenhos de crianças».
Interpretação do Jardim de Joan Miró realizada pela PRÉ-B
da EB/JI FELICIANO OLEIRO
Quadro - JARDIM, Miró (Reprodução)
Uma maravilha, estes trabalhos dos meninos da Pré. O meu aplauso aos meninos... e a quem os estimulou a fazê-los. ;-) (Eu quereria ter essa arte!!!)
ResponderEliminar