No dia 11 de janeiro de 2017, às 10h45, o NADA foi lançado no Oceano Atlântico entre o Continente e a Madeira pela tripulação do navio Insular, da Transinsular (Grupo ETE).
Munido de um equipamento GPS e totalmente dependente da força dos ventos e das correntes, este pequeno veleiro foi trabalhado e decorado por alunos da Escola Secundária Anselmo de Andrade que participaram no projeto "Leva Portugal ao Mundo".
Com o fantástico apoio da Transinsular foi agora possível relançar o NADA numa posição mais propícia para que siga para oeste.
"Leva Portugal ao Mundo" é um projeto educativo coordenado pela EMEPC com a parceria do Instituto Superior Técnico (centros de investigação DSOR Lab - Dynamical Systems and Ocean Robotics Lab e Maretec - Marine Environment and Technology Center).
Em Almada, o projeto contou com o apoio do Clube Náutico de Almada.
Sigam o percurso do NADA em www.nefsc.noaa.gov/drifter/drift_ep_2016_2.html
Em Almada, o projeto contou com o apoio do Clube Náutico de Almada.
Sigam o percurso do NADA em www.nefsc.noaa.gov/drifter/drift_ep_2016_2.html
Saiba mais sobre o projeto "Leva Portugal ao Mundo" em http://www.emepc.pt/…/kit-d…/projetos/leva portugal-ao-mundo.
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Fernando Pessoa, Tabacaria
É um prazer ver uma escola (minha vizinha, para mais) envolvida num projeto como este. Ver os saberes e sonhos dos jovens alunos a percorrerem o mundo. Que cruzem boas marés e cheguem ao destino! (Embora diga o poeta: "Em qualquer aventura/ o que importa é partir/ não é chegar.") Parabéns!
ResponderEliminar