domingo, 23 de abril de 2017

23 de abril - Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor 2017 | Divulgamos - Osman, O Pescador- Projeto Livros Falados

No Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor 2017 divulgamos a iniciativa ‘LIVROS FALADOS' que decorreu no ano letivo de 2015-2016 e foi aberta a todas as escolas e destinada  aos alunos do pré-escolar, 1º e do 2º ciclos.
Tinha como pressuposto o desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, bem como desenvolver projetos, sujeitos a dois temas distintos (em conformidade com os objetivos do PNL e das Metas Curriculares).

Os alunos do 3º ano de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro e a EB/JI do Pragal concorreram sob a temática «Os Oceanos» e desenvolveram o projeto ao longo do ano letivo. 

As atividades desenvolveram-se em diferentes componentes – leitura em voz alta; registo sonoro; registo em texto; registo gráfico/cartaz.

A escolha dos cartazes realizados manualmente foi sujeita a votação dos alunos.

A leitura em voz alta para o reconto do conto «Osman, o Pescador» de Anne Hoffmann foi feita em várias vozes. 

Esta actividade foi desenvolvida em parceria com a biblioteca escolar, o professor titular de turma e as professoras de Introdução à Programação. Alguns dos registos foram feitos no passaporte de leitura.


Na EB/JI do Pragal, os alunos acahram divertido terem, na escola, uma gaivota visitante, patente nas fotografias, e o facto de o conto dar notícia de duas gaivotas muito impacientes que só desejavam peixe. 

Em ambas as escolas, os alunos realizaram o trabalho proposto de forma atenta e cuidada, divertiram-se muito e consideraram o projeto muito interessante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário